sábado, 4 de maio de 2013

Tratamento caseiro para dor de ouvido A dor de ouvido pode ser provocada por vários fatores e gera grande incômodo. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para dor de ouvido.


Quem já sofreu com a terrível dor de ouvido sabe o quanto esse problema incomoda. A dor pode ser provocada por doenças do próprio ouvido ou por distúrbios em estruturas próximas ou distantes do mesmo. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para dor de ouvido.
617329 A dor de ouvido pode ser gerada por vários fatores. Foto divulgação Tratamento caseiro para dor de ouvido A dor de ouvido pode ser gerada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é dor de ouvido e suas causas

dor de ouvido pode se dar de forma aguda, surda ou ardente. Ela pode acometer somente um dos ouvidos ou os dois. Além disso, pode ser temporária ou constante. A trompa de Eustáquio sai do ouvido médio de cada ouvido e vai até a parte posterior da garganta. Essa trompa drena o líquido que é produzido no ouvido médio. Se ela for bloqueada, o líquido pode se acumular, provocando uma pressão atrás do tímpano ou uma infecção local.
Nos adultos as chances são menores da dor de ouvido ser causada por infecção. Muitas vezes o que pensamos que pode ser dor de ouvido, na verdade pode ser gerada em outro local, como nos dentes, na garganta e outros. Essa dor é denominada reflexa ou referida.
causa da dor de ouvido pode incluir também:
  • Artrite mandibular;
  • Infecção de ouvido aguda ou crônica;
  • Tímpano rompido ou perfurado;
  • Infecção nos seios da face;
  • Lesão no ouvido devido a pressão;
  • Objetos colocados no ouvido;
  • Infecção dentária;
  • Garganta inflamada;
  • Infecção dos seios da face;
  • Síndrome de articulação temporomandibular.
    617329 É importante consultar o médico para avaliar melhor o caso. Foto divulgação Tratamento caseiro para dor de ouvido É importante consultar o médico para avaliar melhor o caso. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para dor de ouvido

  
1. Compressa de folha de aboboreira
Indicações: a compressa morna ajuda aliviar a dor e o incômodo provocados pela dor de ouvido. Pode ser usada por indivíduos de todas as idades.
Ingredientes: 3 a 4 folhas de aboboreira e 200 ml de água morna.
Modo de preparo: para fazer esse remédio caseiro, lave bem as folhas de aboboreira e coloque em uma panela com água morna. Assim que as folhas estivem aquecidas, retire-as da água e seque-as. Coloque-as uma sobre as outras e deixe agir por 20 ou 30 minutos.
2. Óleo de amêndoas com alho
Indicações: a temperatura morna ajuda a diminuir a dor e o óleo lubrifica a pele do canal auditivo, que possivelmente esta inflamada. O alho possui propriedades medicinais que facilitam a regeneração tecidual.
Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo de amêndoas, 1 dente de alho e 1 pedaço de algodão.
Modo de preparo: esmague o alho e coloque em uma colher, completando com óleo de amêndoas. Aqueça a colher no fogão e pingue algumas gotas dessa infusão no pedacinho de algodão. Esprema para tirar o excesso. Em seguida, coloque a bolinha de algodão no ouvido, fazendo com que ele fique tapado, mas sem pressionar.
617329 O óleo de amêndoas com alho é muito eficaz no tratamento da dor de ouvido. Foto divulgação Tratamento caseiro para dor de ouvido O óleo de amêndoas com alho é muito eficaz no tratamento da dor de ouvido. (Foto: divulgação)
dor de ouvido pode ser provocada por vários fatores como dores de garganta, gripe, infecções e outras. Os tratamentos caseiros são excelentes opções para aliviar o problema. Entretanto, para obter maiores resultados, eles devem ser aliados ao tratamento medicamentoso indicado pelo médico.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: