Rio -  Escolher o presente de Dia das Mães que represente exatamente o que sentimos é sempre difícil. Para quem tem condições financeiras ou está disposto a fazer sacrifícios, dar uma joia de presente é uma boa opção, pois tem valor sentimental e, ao mesmo tempo, grande importância material. Além disso, é um presente que dura por gerações e pode ser um bom investimento, pois nunca perde o seu valor. Saiba mais abaixo.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Desejo presentear minha mãe com uma joia de ouro no Dia das Mães. Acho que as joias têm valor sentimental e também material. Vale a pena investir no ouro ou é melhor escolher outro presente?”
Anderson, Abolição

Olá, Anderson. A joia é um presente eterno e ganhar ouro ou pedras preciosas é o sonho de muitas mulheres. É uma tradição que remonta ao início da humanidade. Presentear com ouro é sempre uma excelente opção, pois demonstra o quão importante a pessoa é para você.
Assim como as flores, a joia tem grande apelo sentimental e é marcante. E pensando pelo lado do valor material, muitas famílias ou indivíduos têm mesmo por hábito guardar ou presentear joias visando fazer uma poupança para ser utilizada em momentos de emergência financeira.
Em uma necessidade pontual, a joia pode ser utilizada para posterior resgate, gozando assim de um empréstimo, sendo penhorada com pequena taxa de juros e sem muita burocracia.

Como investimento, o ouro é considerado sempre uma aplicação segura. Em períodos de crise, os grandes investidores buscam proteção comprando este metal. A Caixa Econômica Federal, aliás, tem um setor exclusivo e rápido de penhoras.
No Brasil, o preço do ouro é formado com base na variação diária do dólar e na variação do metal no mercado internacional. O ouro enquanto investimento só dará rentabilidade na hora de vender, isto é, o seu valor é cotado na hora da compra ou da venda.
Se você optar por presentear sua mãe com uma joia, com certeza vai representar e valorizar muito bem o amor e a consideração que tem por ela. Não se esqueça de exigir a garantia da joia para sua segurança. Parabéns pela escolha.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos