Rio -  O Primeiro de Maio — Dia do Trabalhador — será marcado por shows, anúncio de novas medidas do governo e serviços à disposição da população. Antes do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, que deve apresentar pacote de benefícios para os beneficiários do ‘Minha Casa, Minha Vida’, a data terá programação em vários municípios.
No festivo Dia do Trabalhador, Grupo Molejo vai se apresentar na Praça da Apoteose, em Duque de Caxias | Foto: Divulgação
No festivo Dia do Trabalhador, Grupo Molejo vai se apresentar na Praça da Apoteose, em Duque de Caxias | Foto: Divulgação
Às 19h, São João de Meriti terá na Praça dos Três Poderes apresentação do cantor Michel Teló. A festa continua com o pagodeiro Péricles, amanhã, e com a Caravana da FM O Dia, na sexta. Já em Mesquita, Arlindo Cruz solta a voz para fechar a programação no Paço Municipal. Antes dele, a partir das 18h, apresentam-se o Grupo Expressão e o cantor Gabrielzinho do Irajá.
DESDE CEDO
A festa começa cedo em Queimados, com apresentação do cantor Sergio Louzada às 10h30, seguido de Wagner Duarte às 12h30. As bandas Spirit (13h40), Arena (17h50), Rock na Rua (18h50) e Uns e Outros (22h) completam a agenda. Todos os shows serão na Praça dos Eucaliptos.
Em Duque de Caxias, antes dos shows, uma programação especial da Secretaria Estadual do Trabalho promete mobilizar a população. Na Praça do Rosário, a carreta da Caravana do Trabalho oferece balcão de empregos, além de serviços de emissão da carteira de trabalho e seguro desemprego. A tenda do microcrédito e, para os jovens, o balcão do “Trabalhador do Futuro” também agitam o local. A festa começa às 17h, na Praça da Apoteose, com apresentações do grupo Molejo e da Grande Rio.
A partir de hoje, a secretaria também passa a percorrer o estado com a inédita Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, com serviços e cursos para as trabalhadoras.
Outras cidades têm eventos
Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, acontece o Festival Promessas, que reúne hoje, a partir das 16h, na Praça Zé Garoto, ícones da música gospel, como Aline Barros e Bruna Karla. Gratuito, o evento também homenageia o trabalhador.
Em Araruama, Região dos Lagos, a banda The Fevers, sobe ao palco do Parque Hotel, no centro da cidade, às 19h.

Já em Resende, no Sul do estado, a estrutura montada no Parque de Exposições recebe a partir das 16h as apresentações de Swing e Simpatia e Jô e Samuel.

Em Petrópolis, na Região Serrana, Preta Gil e Fernanda Brum animam a Festa do Trabalhador a partir das 16h, no Parque Municipal.
DILMA DEVE ANUNCIAR PACOTE
MAIS SUBSÍDIOS
A presidenta Dilma Rousseff deve fechar o feriado com chave de ouro, ao anunciar um amplo pacote de subsídios destinados aos beneficiários do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Os recursos, provenientes também de renúncia fiscal, estarão à disposição para aquisição de bens da chamada linha branca, como geladeira, fogão e máquina de lavar roupa.

PRONUNCIAMENTO
A presidenta falará simultaneamente no rádio e na televisão, entre 20h30 e 21h. Dilma deve deixar clara a percepção do governo de que o Brasil, com os menores índices de desemprego da década, tem vencido de maneira exemplar a luta contra a crise internacional que prejudica os postos de trabalho.
MINISTRO VAI ÀS FESTAS
Justamente para acertar os últimos detalhes do pacote que será anunciado, Dilma não vai participar das festividades do Dia do Trabalho. Em seu lugar foi escalado Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, que confirmou presença nos dois principais eventos de trabalhadores do país, ambos em São Paulo.
RETOMADA DO GATILHO
Presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força, defende oficialmente hoje sua polêmica proposta sobre a retomada do “gatilho salarial”, mecanismo usado nos tempos da inflação galopante e que tentava amenizar os danos à renda do trabalhador. “Eles estão perdendo muito. Temos por obrigação defender o interesse deles. Não é justo que o operário pague pela inflação. Quem faz a inflação não são eles”, diz Paulinho, que vai buscar apoio de outras entidades sindicais.