sábado, 18 de maio de 2013

Riscos da fertilização in vitro Existem muitas formas de melhorar a fertilidade quando se deseja engravidar. Conheça os riscos da fertilização in vitro.


A infertilidade pode ser definida como a incapacidade de engravidar após um ano praticando sexo sem uso de nenhum método contraceptivo. Esse problema assola a vida de muitos casais e, de acordo com as últimas pesquisas, a dificuldade para engravidar chega a atingir quase 10% das pessoas em idade reprodutiva. Conheça os riscos da fertilização in vitro.
620918 Os riscos da fertilização in vitro correspondem aos processos realizados em cada fase da terapia. Riscos da fertilização in vitroOs riscos da fertilização in vitro correspondem aos processos realizados em cada fase da terapia. (Foto: divulgação)
Justamente por ter uma incidência tão grande, é possível encontrar uma enorme variedade detratamentos de fertilidade, sendo que a fertilização in vitro é uma das modalidades mais populares. Nessa terapia o óvulo é fertilizado em laboratório para depois ser reimplantado no útero. O problema é que muitas pessoas não sabem exatamente como a técnica funciona e desconhecem problemas que podem ocorrer.

RISCOS DA FERTILIZAÇÃO IN VITRO

A técnica da fertilização in vitro é realizada por estágios, sendo que os riscos estão associados aos processos utilizados em cada uma das fases. Confira:
  • Síndrome da hiperestimulação do ovário
Esse problema ocorre durante o primeiro estágio da fertilização in vitro, em que os ovários são estimulados por medicamentos. O resultado geralmente é muita dor na região pélvica, decorrente da hiperatividade e aumento do volume ovariano. Essa intercorrência é bastante comum e ocorre em quase 30% de todas as pacientes submetidas à fertilização in vitro.
  
Normalmente a síndrome de hiperestimulação ovariana tem curso autolimitado e não precisa de intervenção médica, a não ser para a administração de analgésicos. Os casos moderados não são muito comuns e podem causar outros sintomas, como azia, gases, náuseas, vômito, diminuição do apetite.
1 a 2% das mulheres podem acabar desenvolvendo a forma grave do problema, que cursa com sintomas como o ganho súbito de peso, dor abdominal importante, náuseas, vômitos e falta de ar. Esses casos geralmente necessitam de internação.
620918 O risco de gemelaridade é bastante alto. Riscos da fertilização in vitroO risco de gemelaridade é bastante alto. (Foto: divulgação)
  • Hemorragias e infecções
Durante a retirada do óvulo, há um pequeno risco de sangramento e infecção quando é utilizada a técnica de aspiração transvaginal guiada por ultrassonografia. Esse procedimento pode acabar lesando órgãos vizinhos, como o intestino e a bexiga. A laparoscopia é uma medida mais invasiva e pode implicar em complicações como infecção pulmonar, dificuldade para respirar, lesões nervosas e reações alérgicas a medicamentos utilizados.
  • Gravidez múltipla
Muitas mulheres não estão preparadas para terem mais de um filho de uma única vez, e por isso é muito importante lembrar que o risco de gemelaridade na fertilização in vitro é bastante alto. Isso ocorre porque podem ser transferidos mais de um embrião à cavidade uterina.
  • Gravidez ectópica
Cerca de 5% das gestações decorrentes da técnica de fertilização in vitro são ectópicas, ou seja, ocorrem fora da cavidade uterina, sendo que o lugar mais comum é a implantação nas tubas uterinas. Infelizmente essa intercorrência coloca em risco a vida da mulher e, portanto, necessita de uma intervenção radical, com a eliminação do feto.
620918 A fertilização in vitro é uma técnica que tem ajudado muitos casais a realizarem o sonho de serem pais. Riscos da fertilização in vitroA fertilização in vitro é uma técnica que tem ajudado muitos casais a realizarem o sonho de serem pais. (Foto: divulgação)
A fertilização in vitro é uma técnica que veio ajudar muitos casais que desejam realizar o sonho de serem pais. Infelizmente essa tecnologia não é livre de riscos, e é possível haver algumas intercorrências. Converse com seu médico sobre todos os riscos da fertilização in vitro antes de optar pelo procedimento.

Nenhum comentário: