Rio -  O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 será liberado em 17 de junho. Idosos com mais de 60 anos e aposentados têm prioridade. Ao todo, são sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro. Quem não receber a restituição até o fim do ano deve procurar o extrato no site da Receita para saber o motivo de ter caído na malha fina.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
De acordo com o professor de Finanças do Ibmec-RJ, Gilberto Braga, o contribuinte com direito a receber restituição pode receber rendimento maior, na hora da devolução, caso não antecipe sua restituição junto às instituições bancárias. Isso, porque a correção da restituição é feita pela taxa básica de juro, a Selic, mais juro de 1%. Hoje, a taxa está em 7,5% ao ano.
“Certamente a correção da restituição vai render mais que a poupança. Então é vantajoso para o contribuinte aguardar o prazo da devolução”, disse o economista.
Segundo ele, só vale a pena antecipar o valor da junto a uma instituição bancária, caso o contribuinte esteja endividado e venha usar o recurso para quitar dívidas com juros altos. “Mas, o contribuinte deve ter o cuidado de não cair na malha fina. Pois, a antecipação é um empréstimo que deve ser pago numa determinada data. Caso ele tenha o recurso depositado, terá que pagar o débito com juros mais altos”, alerta Braga.

FIM DO PRAZO
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2013 (ano base 2012), sem pagamento de multa de atraso, terminou às 23h59min 59s de ontem. Até as 17h, o Fisco havia recebido 25 milhões de declarações, informou o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. A expectativa era de que até a meia-noite fossem enviadas mais um milhão, completando as 26 milhões estimadas para este ano.
FIQUE ATENTO
MULTA
Quem que não entregou ontem a declaração de IRPF pagará multa de R$165,74 ou de 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor, ao enviar o documento à Receita.

RETIFICADORA
O contribuinte que entregou com os dados incompletos tem prazo de até cinco anos para fazer as retificações.

RESTITUIÇÃO 2013
1º lote, 17 de junho; 2º lote, 15 julho; 3º lote, 15 de agosto;4º lote, 16 de setembro; 5º lote, 15 de outubro; 6º lote, 18 de novembro; e 7º lote, 16 de dezembro.