sábado, 18 de maio de 2013

Provas de crime viram cinzas


Provas de crime viram cinzas

Incêndios e furtos em depósito da Polícia Civil destroem caça-níqueis apreendidos

FELIPE FREIRE
Rio - Em meio a montanhas de caça-níqueis, provas de crimes de contrabando e contravenção vão, aos poucos, virando cinzas.
Depósito da Polícia Civil na Zona Portuária, onde estão armazenados cerca de cinco mil equipamentos apreendidos, transformou-se num verdadeiro garimpo de usuários de crack e moradores de rua.
Segundo comerciantes, invasores costumam queimar o material para a retirada de fios de cobre e outros compartimentos eletrônicos.
Equipamentos destruídos pelas chamas podem ser vistos em galpão na Zona Portuária: investigação aberta
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia
Na terça-feira, bombeiros tiveram que debelar chamas de um desses incêndios, que afetaram telhado e destruíram equipamentos. Na 5ª DP (Gomes Freire), dois registros foram feitos nos últimos 15 dias, nos quais policiais relataram flagrantes de roubo de monitores e existência de moradores de rua no galpão.
“Quando não tem ninguém passando, eles entram e começam a queimar e desmontar as máquinas. Depois saem carregados de peças, até mesmo em carroças”, disse um comerciante.
O material seria revendido a ferros-velhos e, além de monitores e fios, usuários de drogas retiram as placas-mãe dos eletrônicos, que deveriam estar à disposição das justiças Federal e Estadual para processos de crimes de contravenção e contrabando.
Dois portões na Rua Comandante Garcia Pires foram arrombados e qualquer pessoa tem acesso ao galpão. O local teria se transformado em um verdadeiro esconderijo para quem comete pequenos delitos no entorno da rodoviária.
No local, onde estariam vivendo pelo menos 20 pessoas, é possível avistar fezes humanas e muitos insetos e bichos, que se proliferam nas carcaças dos equipamentos destruídos. Uma viatura da PM faz o patrulhamento da área das 18h às 8h.
Associação de moradores teme cracolândia
Presidente da Associação de Moradores do Parque Machado de Assis, no Santo Cristo, Vera Lúcia Madureira, o abandono contribui até mesmo para o surgimento de casos de estupro no entorno da Rodoviária. “O depósito pode virar cracolândia”.
Segundo a PM, a viatura já está situada no local para evitar delitos. Já a Polícia Civil informou que aguarda autorização judicial para destruição das máquinas caça-níqueis.
Além disso, o incêndio de terça-feira, segundo a 4ª DP (Praça da República), pode ter sido criminoso. O delegado aguarda perícia.

Nenhum comentário: