Rio -  Após ser baleado por um assaltante no Rio, em 2000, e ter ficado paraplégico, o compositor Marcelo Yuka, então baterista da banda O Rappa, iniciou uma enorme mudança pessoal — cujos passos são mapeados com profundidade no documentário ‘Marcelo Yuka no Caminho das Setas’, dirigido por Daniela Broitman. O filme será exibido neste domingo, às 18h30, na Via Ápia, na Rocinha, pelo projeto Cinemão , que ocupa espaços públicos para apresentar filmes de graça, quase sempre em comunidades.

Cantor exibe documentário | Foto: Divulgação
Cantor exibe documentário | Foto: Divulgação
Idealizador do projeto, Cid César Augusto aposta no poder transformador do filme e do próprio Cinemão. “Para os moradores das comunidades, suas letras tocam noutra escala. Só quem vive na pele a desigualdade social sabe da importância de um porta-voz”, afirma e completa: “Temos uma expectativa muito grande com relação à exibição desse filme. É a primeira oportunidade  de assisti-lo fora do circuito comercial de cinema. E Yuka está relacionado com temas diretamente ligados às comunidades”.
A exibição de ‘Marcelo Yuka no Caminho das Setas’ será aberta com curtas documentais, entre eles ‘Angeli 24 Horas’, de Beth Formagini, sobre o cartunista paulistano. E, como é de praxe, o encerramento se dá com um debate entre a galera do Cinemão e integrantes da equipe do filme escolhido. “Acreditamos na importância da cultura. Ela é uma arma mais poderosa que o fuzil”, alegra-se Cid. “Quando estivemos no morro da Providência, contabilizamos mais de 600 pessoas. É um fenômeno no Brasil”.
Serviço:
ROCINHA. Via Ápia. Dom, às 18h30.