Rio -  Os apaixonados por dança podem comemorar. Em moldes bem parecidos aos do extinto Carlton Dance Festival — pioneiro do gênero que agitou o cenário artístico do Brasil de 1987 a 1997 —, o Festival O Boticário na Dança vai tomar conta do Theatro Municipal de amanhã a quarta-feira.

A companhia Hofesh Schecter, do Reino Unido | Foto: Divulgação
A companhia Hofesh Schecter, do Reino Unido | Foto: Divulgação
A proposta é mostrar o que há de melhor na dança contemporânea. Organizado por Monique Gardenberg, a mesma produtora do Carlton Dance, o evento traz companhias escolhidas a dedo para rechear a programação. Amanhã, a Shen Wei Dance Arts, de Nova York, considerada uma das maiores do mundo, se apresenta pela primeira vez na América Latina. Também inédita por aqui, a Hofesh Schecter, do Reino Unido, sobe ao palco do Theatro Municipal no domingo.
O programa não para por aí e traz aos cariocas outras companhias, como a belga Peeping Tom e a eslovena Maribor Ballet, além de nacionais, como a Quasar, de Goiânia, e o Grupo de Rua de Niterói, que faz sucesso pelo mundo misturando hip hop com dança contemporânea e já foi reverenciado pela renomada coreógrafa Pina Bausch (1940-2009). “Nossa equipe ainda conta com profissionais que trabalharam no Carlton Dance. É uma grande emoção ver o festival voltar”, diz a produtora.
Serviço:
Teatro Municipal - Praça Floriano s/nº, Centro (2332-9134). Amanhã, às 21h, Shen Wei Dance Arts. Dom, às 21h, Hofesh Schechter Company. De R$ 20 (galeria) a R$ 70 (frisas, camarotes, plateia e balcão nobre). Até 8 de maio. Programação completa em http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/maio.html.