Rio -  A BMW Motorrad apresentou no mercado brasileiro a nova BMW R 1200 GS. Importada da Alemanha, a maxitrail está disponível nas versões Sport (R$ 73.400) e Premium (R$ 83.900) e traz mecânica e visual renovados.
Para dar conta de enfrentar rivais de peso — Ducati Multistrada, Honda VFR 1200X Crosstourer, Kawasaki Versys 1000, KTM 1190 Adventure, Triumph Tiger Explorer e Yamaha Super Ténéré —, a marca bávara caprichou nas alterações visuais.
A BMW R 1200 GS recebeu um novo farol, aperfeiçoamentos no motor e nova suspensão eletrônica | Foto: Divulgação
A BMW R 1200 GS recebeu um novo farol, aperfeiçoamentos no motor e nova suspensão eletrônica |Foto: Divulgação
A dianteira da nova geração da motocicleta recebeu novo farol com LED e função de luz de iluminação diurna), e novo para-brisa com aerodinâmica aperfeiçoada e mecanismo de regulagem mais prático.
Nas laterais, novo quadro com estrutura tubular de aço mais robusto, novas rodas e pneu traseiro mais largo (170/60 R17). A traseira tem lanterna com LEDs e novas opções de malas para as longas viagens.
O painel de instrumentos ganhou novos mostradores e, agora, também monitora a pressão dos pneus. O motor boxer de 1.170 cm³ foi reformulado. O sistema de alimentação está na vertical, acima dos cilindros, e a refrigeração a ar é complementada por nova a água com dois radiadores integrados às carenagens. Com isso, a potência aumentou de 110 cv para 125 cv — 3 cv a menos que o motor 1.6 que equipa o Hyundai HB20.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Para dar conta do recado, a moto de 238 quilos conta com freios com ABS, sistema dinâmico de controle de estabilidade (ASC), além de suspensão controlada eletronicamente. Ela traz sensores que captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso.