sábado, 11 de maio de 2013

Melhores lugares do mundo para ser mãe Divulgada nesta semana por uma ONG britânica, a lista dos melhores lugares do mundo para ser mãe leva em conta fatores como condições de pré-natal, parto e aspectos relacionados aos cuidados com os bebês.


Você certamente já deve ter ouvido a expressão: “ser mãe é padecer no paraíso”. Pois é, saiba que alguns países levam a sério este ditado e hoje ocupam o topo da lista dos melhores países do mundo para ser mãe.
Este é o caso da Finlândia, que aparece na primeira posição do ranking elaborado pela ONG Salve The Children, sediada em Londres. De acordo com o levantamento, o país é o que oferece a melhor combinação de políticas de saúde pública, de respeito aos direitos das mulheres e de proteção aos recém-nascidos.

BRASIL NO RANKING

619935 Melhores lugares do mundo para ser mãe Melhores lugares do mundo para ser mãeDivulgada nesta semana, a lista dos melhores lugares do mundo para ser mãe coloca o Brasil na 78ª posição. (Foto: Divulgação).
Segundo o relatório, o Brasil aparece na 78ª posição da lista dos melhores lugares do mundo para ser mãe. Além desses dois países (Brasil e Finlândia), foram avaliadas outras 174 nações. Para elaborar o ranking, a ONG considerou fatores como condições de pré-natal, parto e aspectos relacionados aos cuidados com os bebês. O índice ainda levou em conta a qualidade da educação, a renda das mulheres e a representação politica feminina em cada lugar.
Apesar de estar mal colocado, o Brasil se destaca por ser um dos países emergentes onde se faz um maior esforço para salvar a vida dos recém-nascidos. O resultado desse trabalho é que, desde a década de 1990, o governo brasileiro conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil em 64%. Entretanto, a ONG também aponta problemas, como a medicação excessiva dos partos, as mortes maternas causadas por abortos ilegais e o elevando índice de bebês prematuros.

PIORES LUGARES DO MUNDO PARA SER MÃE

619935 Melhores lugares do mundo para ser mãe1 Melhores lugares do mundo para ser mãeDe acordo com o ranking elaborado pela ONG Save The Children, o Congo possui as piores condições de cuidado com as mães e seus bebês. (Foto: Divulgação).
  
As dez últimas posições do ranking dos melhores lugares do mundo para ser mãe são ocupadas por países da África subsaariana. Nessas nações, uma em cada 30 mulheres morre devido a complicações pós-gestação todos os anos e uma a cada sete crianças vem a óbito antes de completar meia década de vida.
No Congo, por exemplo, as constantes guerras e a situação de extrema pobreza colocam o país em último lugar na lista. A sua frente, formando o “pé do ranking” dos dez piores lugares para ser mãe, estão a Somália, Serra Leoa, Mali, Níger, República Centro-Africana, Gâmbia, Nigéria, Chade e Costa do Marfim.

OS MELHORES LUGARES PARA SER MÃE

619935 Melhores lugares do mundo para ser mãe2 Melhores lugares do mundo para ser mãeLogo atrás da Finlândia, primeira colocada da lista, aparecem Suécia, Noruega, Islândia e Holanda. (Foto: Divulgação).
Já no outro extremo do ranking, aparecem ao lado da Finlândia os países: Suécia, Noruega, Islândia e Holanda, completando assim o “top cinco” das nações que oferecem as melhores condições para as mamães desempenharem o seu papel. Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos é o pior colocado, estando apenas na 30ª posição.

Nenhum comentário: