Rio -  Nenê, Interpretada há 13 anos por Marieta Severo, em ‘A Grande Família’, é um modelo de mãe e esposa. Mas a atriz ‘vai à forra’ como a protagonista da politicamente incorreta comédia ‘Vendo ou Alugo’, de Betse de Paula, que estreia em 9 de agosto no circuito comercial. No longa, ela vive a falida Maria Alice, que vende docinhos eróticos, traduz manuais de armas para traficantes e adora fumar maconha.
Marieta e Marcos Palmeira, que é irmão da diretora e vive um motoboy no longa | Foto: Divulgação
Marieta e Marcos Palmeira, que é irmão da diretora e vive um motoboy no longa | Foto: Divulgação
“Essa personagem exemplifica uma fatia de minha geração, que saiu dela meio fracassada. A questão da droga não é uma apologia, faz parte dos costumes de quem viveu essa época”, defende a atriz, entusiasmada por poder mostrar para o público um trabalho tão diferente do que faz na TV. “A Nenê é mais senhora, do lar, prendada. Não que Maria Alice não seja prendada, pois faz ótimos docinhos eróticos”, brinca Marieta.
A comédia traz a história de uma família composta por quatro gerações de mulheres que já foram muito ricas, mas agora vivem afogadas em dívidas. A única saída para se safarem da falência total é vender a mansão em que vivem, no pé do Morro Chapéu Mangueira, no Leme. Mas, para isso, Maria Alice terá que convencer a mãe viciada em jogo (Nathália Timberg), a filha ambientalista (Silvia Buarque) e a neta adolescente (Bia Morgana) a colaborarem com a venda do imóvel. Enquanto isso, ela se envolve com Jorge (Marcos Palmeira), um motoboy ligado ao tráfico.
Temas polêmicos
Os bastidores do filme foram marcados pela intimidade. Silvia é uma das três filhas do casamento de Marieta com Chico Buarque. A diretora Betse de Paula, além de ser irmã de Marcos Palmeira, é mãe de Bia Morgana. Nathália Timberg, apesar de não ter laços sanguíneos com nenhum deles, já foi mãe de Marieta e avó de Bia em outros trabalhos. “O clima familiarajudou muito nas filmagens, porque ficamos mais à vontade”, conta Marieta.
Bia Morgado e Silvia Buarque fazem neta e filha de Marieta no cinema | Foto: Divulgação
Bia Morgado e Silvia Buarque fazem neta e filha de Marieta no cinema | Foto: Divulgação
O elenco se entendeu tão bem que em nenhum momento os atores se sentiram intimidados ou pensaram em censurar alguma das cenas que abordam temas polêmicos, como o uso e tráfico de drogas, a pacificação das favelas, o vício em jogo e um pastor evangélico corrupto. “Pelo contrário, até incluímos cenas ainda mais politicamente incorretas do que as que já estavam no roteiro”, revela a protagonista.
Logo no primeiro festival do qual participou, o Cine PE, que aconteceu em abril em Recife — quando o filme foi exibido pela primeira vez —, ‘Vendo ou Alugo’ faturou 12 prêmios, entre eles o de melhor filme e o de melhor atriz, para Marieta.
Com 66 anos e 48 deles dedicados à profissão, Marieta se diz realizada. “Sou apaixonada pelo nosso cinema. Saber que faço parte da história dele me dá muito orgulho”, afirma a estrela, que tem em seu currículo dezenas de filmes, peças e novelas, além de, em sociedade com a amiga Andrea Beltrão, ser dona do Teatro Poeira, onde estreia em agosto a peça ‘Incêndios’, e do Poeirinha, que ficam um ao lado do outro, em Botafogo.
“Fazer mil coisas ao mesmo tempo não é fácil. Uma vez, quando a Silvinha era pequena, ela entrou no meu quarto e me perguntou por que eu estava chorando. Aí eu disse: ‘Mamãe está muito cansada, exausta... Mas estou lendo um roteiro tão lindo, vou ter que fazer!’”, lembra.
“O pouco que eu sei sobre muitas coisas é tudo por causa do meu trabalho. Quando fiz (o longa) ‘Carlota Joaquina’, estraguei todo o piso lá de casa, porque passava o dia sapateando. Minha próxima peça (‘Incêndios’) é sobre um libanês e agora eu só quero saber do Líbano. Eu sou assim”, revela a atriz.