Rio -  A Secretaria de Estado de Saúde do Rio decidiu prorrogar por mais uma semana, até dia 17, a campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria hoje. O município de Niterói estendeu o prazo ainda mais: até o dia 24. Mais de 950 mil moradores do estado ainda não foram aos postos de saúde. A cobertura vacinal no Rio está em 68%. Em todo o Brasil, chegou a 73%.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha: idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto.
Incluídas este ano no público-alvo da vacinação gratuita, as mulheres com bebês de até um mês e meio de idade e os indígenas foram os únicos grupos que já superaram a meta de 80%. Já as gestantes são as que menos se vacinaram no Estado do Rio, tendo apenas 60% de cobertura.
Especificamente em Niterói, o segmento que menos procurou os postos foi o dos idosos. As ‘campeãs’ foram as mulheres no pós-parto, seguindo a tendência geral do estado. Com a atitude, elas protegem também os filhos, através da amamentação.
“Esta é mais uma oportunidade para quem não tomou a vacina se proteger contra as complicações da gripe, como a pneumonia. Mas é importante não deixar para a última hora. A vacina é rápida e segura”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, secretário Chico D’Angelo.