Rio -  O 1º de maio, no Brasil, tem sido tratado como Dia do Trabalho e data festiva. Mas é o Dia Internacional dos Trabalhadores e remonta às lutas por direitos sociais no século 19. Do advento do capitalismo à revolução técnico-industrial, o trabalho era remunerado por jornadas, tal como se remuneram os boias-frias diaristas, sem qualquer direito trabalhista.
A 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago saíram às ruas reivindicando jornada de trabalho de oito horas. No dia seguinte, a polícia espancou e matou alguns deles. Seguiram-se protestos pelas mortes. A polícia abriu fogo contra os trabalhadores, matou 12 e feriu dezenas. Oito manifestantes foram presos, e quatro deles, enforcados. Em 1893 todos os oito, inclusive os enforcados, foram declarados inocentes.
Em 1889 trabalhadores reunidos em Paris, na Segunda Internacional Socialista, decidiram manifestar anualmente em 1º de maio para reivindicar melhores condições de vida e trabalho e homenagear os mortos em Chicago. Em 1º de maio de 1891 manifestação de trabalhadores na França foi dispersada pela polícia resultando na morte de dez deles. Este evento serviu para reafirmar o 1º de maio como o Dia de Luta dos Trabalhadores e, posteriormente, na Internacional Socialista, reunida em Bruxelas, proclamaram a data como o Dia Internacional dos Trabalhadores, destinada às reivindicações.
Até hoje os Estados Unidos não reconhecem o 1º de maio como Dia do Trabalhador, ainda que desde 1890 o Congresso tenha aprovado a redução da jornada de 16 para 8 horas. No Brasil em 1º de maio de 1943 foi instituída a CLT, que compilou as leis já existentes e que decorriam das lutas dos trabalhadores desde o início do século 20.
A defesa do interesse público pela sociedade e a construção dos direitos sociais no mundo não se fizeram sem forte repressão dos governos e suas polícias, a exemplo do que se faz no Rio para contemplação dos interesses dos cartolas e empreiteiros.
Doutor em Ciência Política pela UFF e juiz de Direito. Membro da Associação Juízes para a Democracia