Rio -  A direção do Zoológico Municipal de Volta Redonda recebeu uma nova remessa de 385 kg de peixes da espécie tilápia, para abastecer o lago do Zoológico Municipal, que atende oprograma Pesque e Não Pague, que atende cerca de 200 idosos acima de 60 anos todas as segundas-feiras, para a pesca controlada. Na nova carga de peixes, cada espécime tem em média 600 gramas.
O local é aberto, uma vez por semana, exclusivamente para atender os idosos que saem satisfeitos com suas pescarias | Foto: Divulgação
O local é aberto, uma vez por semana, exclusivamente para atender os idosos que saem satisfeitos com suas pescarias | Foto: Divulgação
O administrador do Zoo, o biólogo Jadiel Teixeira, afirmou que o programa ajuda inclusive amelhorar a dieta familiar.
“Cada pessoa pode levar para casa até cinco peixes, favorecendo assim a dieta alimentar da família. Todos os moradores de Volta Redonda com idade a partir dos 60 anos têm direito ao projeto Pesque Não Pague, bastando se inscrever, gratuitamente, na sede do Zoo durante a semana” afirmou. O Pesque e Não Pague é realizado todas as segundas-feiras – dia em que o Zoo fica fechado ao público em geral para manutenção - de 7h às 17h. De acordo com oadministrador do Zoológico, cerca de 60% do público é formado por homens, e os 40% restantes de mulheres. As pessoas cadastradas tem que trazer de casa o próprio equipamento de pescaria. “Mas em breve eles vão receber camisa, boné e crachá do projeto, para identificá-los”, disse Jadiel, acrescentando: “São colocados vários bancos à disposição dos pescadores para eles se sentarem durante a pescaria”.
De acordo com o administrador do Zoológico Municipal, a carga de peixes foi transportada em um caminhão especial, vindo da cidade de São João da Boa Vista (SP). “Não houve nenhuma perda durante o transporte, embora a empresa tenha trazido uma cota extra de 10% do peso para cobrir qualquer morte de peixes durante a viagem”, explicou Jadiel, muito satisfeito.