Rio -  A operação da Polícia Militar no Complexo da Maré nesta quinta-feira deixou vítimas. Nenhuma ferida fisicamente. Porém, moralmente, dezenas.

Uma delas foi o fotógrafo Bira Carvalho, morador da comunidade, cadeirante, que no início da tarde foi alertado por vizinhos que policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) haviam invadido a casa dele.

“Não havia ninguém no imóvel. Quando cheguei, estava tudo destruído. Quebraram minha casa toda, jogaram minha câmera dentro da privada, reviraram móveis, tudo. Pior é que isso é rotineiro, só que desta vez o ‘contemplado’ fui eu”, lamentou Bira. Ao se deparar com o cenário de destruição, Bira fez fotos com uma outra câmera e postou tudo no Facebook.
Bira Carvalho registrou imagem do imóvel revirado na ausência dele | Foto: Reprodução Internet
Bira Carvalho registrou imagem do imóvel revirado na ausência dele | Foto: Reprodução Internet
A repercussão foi imediata. Milhares de pessoas compartilharam as imagens, o que encorajou o fotógrafo a prestar queixa na 21ª DP (Bonsucesso), o que deve ser feito na manhã de hoje.

À noite, por telefone, ele falou com O DIA: “Nem sei onde estão meus documentos. Não achei nada. Quando vi a casa daquele jeito, saí logo para postar as fotos no Facebook e ainda não voltei. Por um lado foi até bom, pois vários moradores que tiveram suas casas destruídas da mesma forma estão tomando coragem de ir comigo à delegacia denunciar essa arbitrariedade”, disse Bira.

Bira e os demais moradores devem ser recebidos no início da tarde pelo deputado Marcelo Freixo (Psol), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. O Bope instaurou Inquérito Policial Militar para apurar as denúncias do fotógrafo.

Cães acham homenagem a traficante

Na operação na Maré, a PM prendeu seis pessoas e apreendeu três pistolas e munição de vários calibres. No entanto, o que chamou mais a atenção dos policiais foi uma camisa em homenagem ao traficante Diogo de Souza Feitosa, o DG, morto em abril após troca de tiros com o Bope na região.

A camisa tinha foto do bandido e mensagens de saudades, e foi encontrada pelos cachorros Brita e Boy, do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O Complexo da Maré é o próximo alvo do governo para receber UPP.