Rio -  Uma mistura de sotaques sobe aos palcos cariocas e faz do Rio de Janeiro uma das vitrines da produção cênica brasileira. Dezoito grupos teatrais de várias regiões do país se apresentam, até 2 de junho, no Festival Palco Giratório, que acontece simultaneamente em Porto Alegre, Recife e Cuiabá. Neste fim de semana, a programação ocupa o Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá.
Palco de todos os sotaques | Foto: Divulgação
Palco de todos os sotaques | Foto: Divulgação
E nem precisa coçar o bolso: é tudo grátis. “O objetivo é mostrar que o Brasil é muito mais complexo do que a gente pode imaginar. É preciso descentralizar as artes cênicas do eixo Rio-São Paulo. Temos vários grupos importantes, mas que muitas vezes desconhecemos”, analisa Viviane Soledade, curadora e coordenadora do festival.
Hoje, o grupo Teatro VagaMundo, do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo de improviso ‘La Perseguida’, às 19h. Em cena, o público acompanha a trajetória de vida do palhaço Rabito. Depois, é a vez de a companhia Z de Teatro fincar a bandeira do Espírito Santo no evento. Amanhã, às 19h, o grupo discute as características do homem contemporâneo com a peça ‘Insone’. Já no domingo, os artistas capixabas fazem oficina, das 10h30 às 17h30.
“O festival trará cerca de 90 profissionais junto com os grupos. Não são apenas atores, mas técnicos de som, luz e diretores”, ressalta Viviane.
Serviço:
Espaço Cultural Escola Sesc - Avenida Ayrton Senna 5677, Jacarepaguá (3214 -7404). Hoje: ‘La Perseguida’ , às19h. Amanhã: ‘Insone’, às 19h. Dom: oficina com grupo Z de Teatro, das 10h30 às 17h30. Grátis.