Estados Unidos -  Adolescentes a partir de 15 anos poderão comprar  a pílula do dia seguinte nos Estados Unidos sem necessidade de receita. A Administração dos Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou, terça-feira, a venda de anticoncepcionais. Meninas precisam apenas comprovar idade.
A autorização revisa uma decisão da própria FDA, de 2011, que havia proibido a venda livre do remédio sem limite de idade. A restrição foi anulada em 5 de abril por um juiz da Corte de Nova York.
Segundo a agência, a decisão não está relacionada à decisão judicial, mas à solicitação da fabricante Teva Pharmaceuticals, que solicitou a venda livre da pílula. No Brasil, o remédio é entregue em unidades de saúde e sem exigência de receita e restrições de idade. Em farmácias a prescrição não é exigida.
O uso da pílula por adolescentes divide opiniões de especialistas. Para a ginecologista Viviane Monteiro, apesar de não haver contra-indicação, o remédio não deve ser tomado com frequência por “Pode haver um desequilíbrio hormonal devido à imaturidade do sistema reprodutor”, disse. Já Cláudio Crispi, também ginecologista, acredita que “a idade é adequada, pois o início da vida sexual está cada vez mais precoce.”