Rio -  Professores de Nova Friburgo já utilizam computadores nas escolares da Zona Rural dacidade. Os novos Laptops Educacionais foram doados pelo Pronacampo e participam de uma capacitação do novo sistema operacional que será utilizado em todas as escolas com o ProUCA (Programa Um Computador por Aluno), o Ubuntuca.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Inicialmente um grupo de professores de sete escolas está recebendo a capacitação. Até o final do projeto, cerca de 32 escolas estarão envolvidas no projeto, atingindo dois mil alunos.
O novo sistema operacional permitirá um trabalho pedagógico mais dinâmico e os alunos terão, também, acesso a um acervo didático de um servidor que será recebido em breve, também oriundo do Pronacampo.
Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC como um conjunto de ações articuladas para assegurar a melhoria da qualidade da educação nas Escolas do Campo. Foram recebidos 200 laptops, através do programa do governo federal.
A capacitação dos gestores (diretores e dirigentes), que transmitem as informações para os professores que não têm como deixar a sala de aula para isso, foi sobre o novo sistema operacional, o UbuntUCA, uma versão posterior ao Ubuntu, desenvolvida para o uso em netbooks e no ambiente educacional, como os do ProUCA.
Segundo os desenvolvedores do UbunUCA, sua interface é adaptada à telas pequenas, além de ser agradável e funcional, tem capacidade para aplicativos educacionais.