sábado, 18 de maio de 2013

Entenda como o exame de sangue é feito Os exames de sangue podem sugerir determinadas doenças. Entenda um pouco mais sobre o exame de sangue e como ele é feito.


Os exames de sangue são bastante populares e servem como complementação na avaliaçãomédica e diagnóstico de várias doenças. Através da análise da quantidade e forma das células sanguíneas, e dosagem de elementos como hormônios e eletrólitos, é possível ter uma noção geral da saúde do indivíduo. Entenda como é feito o exame de sangue e saiba o que significam os principais fatores avaliados.
620766 Os exames de sangue são bastante comuns. Entenda como o exame de sangue é feitoOs exames de sangue são bastante comuns. (Foto: divulgação)

COMO SÃO FEITOS OS EXAMES DE SANGUE

Os exames de sangue como hemograma, gasometria, dosagem de eletrólitos e de hormônios, são realizados basicamente da mesma maneira, sendo que o único diferencial o item que será avaliado.
  1. O indivíduo vai até o laboratório, senta-se em uma cadeira onde apoia um dos braços e faz movimentos repetidos de abrir e fechar a mão, para estimular uma melhor circulação local;
  2. Um elástico de borracha é amarrado acima do cotovelo, fazendo um garrote que mantém o sangue no braço;
  3. É introduzida uma agulha no vaso mais calibroso (que pode ser uma veia ou uma artéria, dependendo do exame);
  4. O sangue é coletado em frascos pequenos que são enviados ao laboratório para análise. Cada vidro é identificado através de um código de barras e passa por processos automatizados, que analisam todos os parâmetros solicitados pelo médico;
  5. Geralmente a análise automatizada é muito rápida e precisa, mas todas as vezes que algum resultado foge da normalidade, é necessário que um bioquímico separe as amostras para confirmar a alteração manualmente, utilizando um microscópio. Esse cuidado evita muitas surpresas desagradáveis e diagnósticos errados.

OS PRINCIPAIS FATORES AVALIADOS

A maioria das pessoas acaba abrindo os exames antes de apresenta-lo ao médico, mas nem todo mundo sabe exatamente o que significam cada um dos itens avaliados. O resultado pode ser estresse e ansiedade desnecessários. Entenda o que avalia cada um dos principais itens do exame de sangue:
  • Eritrócitos
avaliação da série vermelha do sangue, responsáveis por levar o oxigênio a todos os tecidos do organismo. É realizada através de parâmetros como a quantidade de hemácias, hemoglobina, hematócrito, VCM, HCM e CHCM. Quando esses valores estão alterados podem indicar problemas como anemia, leucemia e vários outros.
620766 Quando algum parâmetro foge da normalidade um especialista confirma a alteração. Entenda como o exame de sangue é feitoQuando algum parâmetro foge da normalidade, um especialista confirma a alteração. (Foto: divulgação)
  • Leucócitos
  
Os leucócitos constituem as células de defesa do organismo, e são avaliados pela contagem total de leucócitos, neutrófilos (e suas células precursoras), eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos. Quando alterados podem sugerir infecções, processos alérgicos, leucemia e vários outros problemas.
  • Plaquetas
As plaquetas são responsáveis por promover a coagulação sanguínea e estancar sangramentos. Quanto seus níveis estão baixos, o risco de hemorragia é maior, enquanto que, quando estão muito elevadas, há maior chance de ocorrer eventos trombóticos.
  • Colesterol
Representa o nível de gordura circulante na corrente sanguínea e, quando em níveis elevados, aumenta o risco de problemas cardiovasculares.
  • Ureia e creatinina
Servem para avaliar a função renal, uma vez que essas substâncias são filtradas e eliminadas pelos rins.
  • Glicose
Avalia o nível de açúcar no sangue, estando muito relacionada com a ocorrência de diabetes.
  • TSH e T4
O TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise e estimula a produção de T4 pela glândula tireoide. Quando alterados indicam problemas como hiper ou hipotireoidismo.
  • TGO e TGP
São duas enzimas encontradas nas células do fígado e, quando presentes em níveis elevados no sangue indicam lesão hepática.
620766 A coleta do material é igual sendo que o que se altera é apenas o fatore analisado. Entenda como o exame de sangue é feitoA coleta do material é igual, sendo que o que se altera é apenas o fatore analisado. (Foto: divulgação)
Os exames de sangue são muito frequentes nos ambulatórios médicos. É importante entender como são avaliados os parâmetros obtidos através da coleta de sangue e verificação de seus componentes. Antes de ficar ansioso devido aos resultados alterados, leve o exame para que um médico especialista analise e dê um diagnóstico correto.

Nenhum comentário: