sábado, 18 de maio de 2013

Entenda como a alergia surge no corpo Muitos indivíduos possuem alergia em nosso meio. Entenda como a alergia acontece no corpo.


Durante todo o dia, a pele é bombardeada por substâncias que são capazes em desenvolver reações alérgicas. Essas substâncias recebem a denominação de alérgenos, podendo ser microrganismos, pólen ou mesmo pelos de animais. Saiba mais sobre como a alergia surge no corpo.
620711 Alguns produtos químicos possuem substâncias alergênicas. Foto divulgação Entenda como a alergia surge no corpoAlguns produtos químicos possuem substâncias alergênicas. (Foto: divulgação)

A VARIEDADE DE SUBSTÂNCIAS ALERGÊNICAS É IMENSA

São diversas as substâncias que podem desencadear um processo alérgico no indivíduo. Entre eles podemos citar o pólen de flores, os pelos de animais, os produtos de limpeza, as loções hidratantes, entre outros. Além disso, alguns alimentos específicos também podem provocar reações, muitas vezes com manifestações na pele.

A PELE E AS REAÇÕES ALÉRGICAS

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Ela serve como barreira de proteção contra o meio ambiente externo, além de ser um isolante térmico para os outros órgãos. Devido a essa característica, ela fica sujeita aos agentes causadores de alergia que estão presentes no ambiente.
Quando a pele entra em contato com alguma substância alergênica (geradora de alergia), o organismo desencadeia uma resposta contra o agressor, através de uma reação inflamatória de defesa. Devido a esse processo, o indivíduo manifesta os sinais e sintomas clássicos da alergia, como:
  • Coceira;
  • Urticária;
  • Inchaço;
  • Rachaduras na pele;
  • Falta de ar.
  
Dependendo da gravidade do problema, os sinais e sintomas podem ser diferentes, acometendo outras partes do corpo. É importante saber diferenciar uma simples alergia de uma alergia generalizada, chamada de anafilaxia.
620711 Entenda como a alergia surge no corpo. Foto divulgação Entenda como a alergia surge no corpoEntenda como a alergia surge no corpo. (Foto: divulgação)

CONHEÇAS AS PRINCIPAIS REAÇÕES ALÉRGICAS MANIFESTADAS NA PELE

  •  Eczema
Essa manifestação costuma se desenvolver já nos primeiros anos de vida. A forma clínica é manifestada como uma vermelhidão, podendo ou não vir acompanhada de coceiras e bolhas na pele. As regiões mais afetadas são os cotovelos e os joelhos. A reação é provocada após o contato com alimentos ou a inalação de substâncias alergênicas, como o pólen de flores e os pelos dos animais.
  •  Dermatite de contato
Como o próprio nome faz referência, esse problema é manifestado após o contato com substâncias na pele. Como resultado, o indivíduo costuma manifestar coceira, vermelhidão e inflamação. A melhor forma de prevenir o problema é verificar qual a substância que desencadeia o quadro e, assim, evitar o contato posterior.
620711 Os espirros são um dos sintomas da alergia. Foto divulgação Entenda como a alergia surge no corpoOs espirros são um dos sintomas da alergia. (Foto: divulgação)
As alergias são muito comuns em nosso meio. Após conhecer mais sobre as substâncias alergênicas mais comuns e como a reação alérgica tem início, é ideal ficar atento às manifestações, de modo e evitar qualquer consequência.

Nenhum comentário: