sábado, 18 de maio de 2013

Dores do parto: como amenizar As dores do parto são inevitáveis e intensas. Conheça algumas dicas para amenizar as dores durante o trabalho de parto.


A dor do parto é uma das mais intensas já relatadas. É preciso passar pelo sofrimento para ter nos braços o filho tão esperado. É bom saber que existem pequenas atitudes capazes de diminuir a dor nesse momento. Saiba mais sobre o assunto e veja como amenizar as dores do parto.
621930 As dores do parto geram muito medo na gestante. Foto divulgação Dores do parto: como amenizar As dores do parto geram muito medo na gestante. (Foto: divulgação)

DOR DO PARTO

Quando os nove meses estão chegando surge medo e dor. A ciência já comprovou que a dor não é apenas um processo físico. Ela é, também,  influência das nossas crenças e emoções. Dessa forma, ao invés de alimentarmos ansiedades antes do nascimento do bebê, devemos nos preparar para o momento.
Além das experiências pessoais, muitas informações, dicas e técnicas podem ajudar a aliviar as dores do parto, eliminando ou diminuindo a necessidade da anestesia, principalmente evitando a opção de uma cesárea.
As dores do parto podem ser comparadas a uma cólica menstrual intensa, porém não são constantes. Assim como uma onda, tem começo, meio e fim, possibilitando o relaxamento nos intervalos. A intensidade pode variar conforme a sensibilidade do organismo de cada mulher.
Como o útero está fixado na região lombar, normalmente a dor começa nas costas e se irradia pelos quadris e abdômen. Ela costuma ser mais intensa quando faltam três centímetros para completar a dilatação do colo uterino. Em seguida, as fases são de expulsão, do bebê e da placenta.
621930 Os exercícios respiratórios ajudam a aliviar a dor. Foto divulgação Dores do parto: como amenizar Os exercícios respiratórios ajudam a aliviar a dor. (Foto: divulgação)
  

DICAS DE COMO AMENIZAR AS DORES DO PARTO

1. O que mais faz mais diferença na hora do parto para a maior parte das mulheres é a água quente, seja no chuveiro ou na banheira. Portanto, quando começarem as dores, um banho quente pode ajudar a relaxar e diminuir o problema. O ideal é que a imersão seja feita quando a dilatação atingir 5 ou 6 centímetros, para que não ocorra desaceleração do parto;
2. Não meça esforços para relaxar ou diminuir a tensão. Para isso, utilize técnicas de respiração, meditação, massagem e posições de ioga;
3. Procure não ficar parada, a movimentação é essencial durante o trabalho de parto;
4. A bola suíça é um apoio muito confortável para a gestante sentar, já que os ossos acostumam ficar sensíveis e soltos durante o parto;
5. Segundo especialistas, gritar ou ouvir música pode estimular a abertura do colo do útero e aliviar as dores;
6. A visualização também pode ajudar. Pense sempre que a criança está próxima de chegar a cada contração. Imagine o colo se abrindo e viva cada contração como uma onda. Isso faz com que você se adapte melhor ao momento e alivia as dores.
621930 O parto pode ser um momento muito tranquilo. Foto divulgação Dores do parto: como amenizar O parto pode ser um momento muito tranquilo. (Foto: divulgação)
As dores do parto são inevitáveis quando se trata de um parto natural. Porém, podem ser amenizadas através de algumas técnicas muito eficazes. O ideal é apostar nas atividades físicas de relaxamento, massagens, movimentação e outras. Aposte nas dicas para amenizar as dores do parto e melhore esse momento.

Nenhum comentário: