Rio -   
Pedidos de atrasados podem chegar ao Supremo Tribunal Federal | Foto: EFE
Cargos públicos tornam carreira atrativa | Foto: EFE
Cada ocupação tem uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que a tornam mais especial. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz desde a semana passada, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas na atualidade, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Hoje, falamos sobre o Direito, carreira celebrada em duas datas distintas no Brasil.
O dia do advogado é comemorado em 19 de maio e 11 de agosto. A primeira é a data do padroeiro da profissão, Santo Ivo, que viveu de 1253 a 1303. Ele era de família humilde e se interessou pelo direito bem novinho, aos 14 anos. Quando profissional, sua escolha foi trabalhar nas áreas de direito civil e canônico, defendendo os direitos das pessoas que não tinham meios de pagar por esses serviços. Já a data de 11 de agosto surgiu como homenagem aos profissionais da advocacia, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil,  que era naFaculdade de Direito de São Paulo, em 1º de março de 1828, com um decreto assinado por D. Pedro I.  Em homenagem a esse marco, comerciantes de restaurantes começaram a custear as despesas dos estudantes que frequentavam seus estabelecimentos. Com isso, instituiu-se o “dia do pendura”, onde os estudantes não precisariam pagar suas contas. Porém, com o passar dos anos, o número de alunos nos cursos aumentou muito, causando prejuízos aos comerciantes, motivo pelo qual deram fim à brincadeira.
O curso de Direito dura cinco anos. Para atuar na área, é necessário que o bacharel tenha também tido aprovação no Exame da OAB. Na Estácio, os alunos recebem o material didático num tablet e ainda compartilham as anotações com professores e amigos por meio da ‘didática’, rede social exclusiva para compartilhamento de estudo. Há ainda o Núcleo de Prática Jurídica, órgão encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos da instituição. A partir do 6º período da Estácio, a cada aula é apresentado um caso concreto, extraído da jurisprudência mais atualizada. Cabe ao estudante analisar, discutir as possíveis soluções e elaborar pareceres, atas, contratos e peças processuais. As peças redigidas são corrigidas, refeitas, digitadas e arquivadas, formando banco de modelos que poderão ser muito úteis no começo da vida profissional dos alunos. Em todas as disciplinas, é empregada a Metodologia de Estudo do Caso Concreto, que aproxima o estudante da realidade que enfrentará, e desenvolve o raciocínio para resolver problemas.