Rio -  A comemoração do 1º de Maio tem um significado especial este ano. Em primeiro lugar, pelos 70 anos da CLT, conjunto de normas que elevou as relações de trabalho no Brasil, tornando-se um marco na construção de direitos individuais e coletivos. Embora registre 18 milhões de brasileiros na informalidade, o país avançou rumo a uma legislação mais humanizada, criando rede de proteção social para o trabalhador e sua família.
No Estado do Rio, o dia de hoje marca o início de novas conquistas. A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda vai lançar  serviços voltados especialmente para as mulheres, com vistas à inserção no mercado e à qualificação profissional. Este mês, começa a circular a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher Trabalhadora, van que oferece opções como microcrédito, balcão deempregos e cursos de capacitação, além de orientação.
E por que a opção pelo público feminino? A resposta está na mudança das configurações familiares. Cada vez mais, são elas as responsáveis pelo sustento da casa. Em 2010, as mulheres chefiavam 22,2% das famílias brasileiras, segundo o IBGE. Em 2010, o índice chegou a 37,3%. No entanto, metade das chefes de família tem baixa escolaridade, com Ensino Fundamental incompleto. Só 10% cursaram faculdade.
Por falta de opções, parcela significativa destas mulheres trabalha na informalidade para sustentar a família. O poder público tem o dever de qualificar essa mão de obra, oferecendo programas que atendam a suas necessidades específicas. A coragem e a determinação das mulheres para alcançar seus objetivos são peças-chave para impulsionar o desenvolvimento do estado.
Nos últimos seis anos, o Rio vem se projetando como um dos principais polos geradores de emprego e renda do país. O Sistema Nacional de Emprego registra mais de 2 mil oportunidades de trabalho na capital, Baixada, Niterói e São Gonçalo. A estimativa para este ano é que sejam oferecidas 200 mil vagas, 20% a mais do que em 2012. São reflexos de um governo que tem ousadia para inovar, superar desafios e fazer justiça ao trabalhador.
Secretária estadual de Trabalho e Renda