sábado, 18 de maio de 2013

Aposentadoria pode fazer mal à saúde, aponta estudo


Aposentadoria pode fazer mal à saúde, aponta estudo

Segundo a pesquisa, chances de depressão aumentam, assim como o aparecimento de algum problema físico

O DIA
Rio - A tão desejada aposentadoria que muitos aguardam pode virar um problema grave. É o que aponta estudo publicado por um instituto de esconomia com sede em Londres. A conclusão a que se chegou foi que a aposentadoria leva a um "drástico declínio da saúde" no médio e longo prazos.
Segundo a pesquisa, a aposentadoria pode elevar em 40% as chances de desenvolver depressão, enquanto aumenta em 60% a possibilidade do aparecimento de um problema físico. O efeito é o mesmo em homens e mulheres. Já as chances de ficar doente parecem aumentar com a duração da aposentadoria.
O trabalho comparou aposentados com pessoas que continuaram a trabalhar mesmo após terem alcançado a idade mínima para a aposentadoria e também levou em conta possíveis fatores. A pesquisa sugere que as pessoas devem trabalhar por mais tempo por razões de saúde e também financeiras.
O estudo, focado na relação entre atividade econômica, saúde e política pública de saúde na Grã-Bretanha, sugere que há uma pequena melhora na saúde imediatamente depois da aposentadoria, mas constata um declínio significativo no organismo desses indivíduos no longo prazo.

Nenhum comentário: