Rio -  Alessandra Negrini completa duas décadas de televisão  este ano, mas é no cinema que a atriz brilha em 2013. Protagonista do novo filme em cartaz de Karim Aïnouz, ‘O Abismo Prateado’, ela já coleciona elogios pelo trabalho que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Cuba. “Coloquei todo o meu ‘eu sensorial’ em minha personagem. Tive realmente que me jogar em um abismo”, filosofa Alessandra.
Alessandra Negrini vive as dores de uma separação em longa | Foto: Divulgação
Alessandra Negrini vive as dores de uma separação em longa | Foto: Divulgação
Inspirado na canção ‘Olhos nos Olhos’, de Chico Buarque, o filme conta a história de Violeta (Alessandra), mulher, que após ser abandonada pelo marido, entra em colapso psicológico. “Uma coisa que gosto nesse filme, é que ele mostra que o amor é uma experiência solitária”, diz a atriz, que atualmente namora o fotógrafo João Wainer. Alessandra também já foi casada com Murilo Benício, pai de seu primeiro filho, e viveu um relacionamento de sete anos com o cantor Otto, com quem teve Betina, em 2008.
Apesar da desilusão amorosa ser algo pelo que a maioria das pessoas já passou, a paulista diz que suas inspirações não são pessoais. “Não fico pensando na minha vidinha quando construo um personagem. Interpreto baseada em emoções”, revela Negrini, responsável por dar vida a diferentes tipos de personagens, de vilãs a mocinhas, na TV, teatro e cinema.
E foi exatamente a versatilidade que a tornou um quase fetiche para o diretor de ‘O Abismo Prateado’. “Eu tinha muita curiosidade sobre ela. Ficava olhando os jornais e revistas com fotos dela... Tudo passa pelo tesão, né, bicho?”, conta Karim, que trabalha com Alessandra pela primeira vez e já tinha pensado nela para viver Violeta antes mesmo de o roteiro de seu filme ficar pronto.
“Precisava de uma atriz como a Alessandra, que fosse capaz de passar toda a dor da protagonista apenas com o olhar”, elogia Aïnouz, arrancando um largo sorriso da atriz, que completa: “O Karim é o meu amor!”.