sábado, 18 de maio de 2013

Alegria da Zona Sul pede samba poético para contar história de Copacabana


Alegria da Zona Sul pede samba poético para contar história de Copacabana

Compositores terão até julho para preparar obras

O DIA
A Alegria da Zona Sul entregou, na noite desta quinta-feira, a sinopse do enredo para o Carnaval 2014. "Sacopenapã" é o tema da Vermelho e Branco, que contará a história de Copacabana, bairro onde nascer. Cerca de 50 pessoas compareceram ao Clube Helênico, no Rio Comprido, e os compositores terão até o dia 4 de julho, data de entrega dos sambas, para confeccionarem suas obras.
>>> CONFIRA: Texto da sinopse na íntegra
Já a apresentação das composições acontece dois dias depois. A sinopse é assinada pela comissão de carnaval da agremiação, formada por Flávio de Mello, Sandro Gomes, Eduardo Minucci e André Tabuquine e divide o enredo da escola em quatro setores.
Compositores da Alegria da Zona Sul acompanharam a leitura da sinopse
Foto:  Divulgação

No primeiro setor, chamado "Devoção e Fé – O batismo de Sacopenapã", a Vermelho e Branco pretende mostrar a parte histórica e tribal da origem do primeiro nome do bairro de Copacabana. Já no segundo momento, denominado "A Nova Copacabana", a parte glamourosa do bairro será contada, sobretudo com a influência francesa.
A parte cultural de Copacabana aparece no terceiro setor – "Copacabana Cultural". Este momento do desfile abordará, entre outras coisas, o surgimento da "Terceira Cinelândia Carioca". No encerramento, a fé ganha espaço com referências às festas para Iemanjá celebradas nas areias da praia mais famosa do mundo.

Encontros para dúvidas
Após a leitura da sinopse, o quarteto que forma a comissão de carnaval fez uma breve explanação sobre cada setor e orientou os compositores presentes. Haverá mais dois encontros com os poetas para esclarecer possíveis dúvidas. Os dias 13 e 27 de junho, das 20 às 22h, também no Helênico Atlético Clube.
O diretor de carnaval da escola, Flávio de Mello, liberou os compositores para uma pesquisa ainda mais aprofundada sobre o assunto, mas pediu cuidado.
"Acho interessante sim que vocês pesquisem mais. Mas é preciso ter cuidado para não fugir muito do que vamos falar. O enredo não é sobre Copacabana, é sobre a história de Copacabana. Podem pesquisar, mas cuidado para não afetarmos muito o audiovisual da escola. Precisamos de um samba poético. Até por isso exploramos mais a parte antiga do bairro. Há um bom tempo já temos esse enredo aqui e é uma boa oportunidade para homenagearmos o bairro de origem da nossa escola", afirmou o diretor de carnaval.
A Alegria da Zona Sul será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval pela Série A, grupo de acesso à elite do carnaval carioca.

Nenhum comentário: