sábado, 25 de maio de 2013

A Ferrari, no retrovisor

A Ferrari, no retrovisor

Porsche anuncia que seu 918, com menos potência, dá poeira na LaFerrari e na McLaren P1, dois dos maiores superesportivos da atualidade...Pelo menos até agora

LEANDRO EIRÓ
Rio - A Porsche anunciou na última semana que o seu novo superesportivo, o 918 Spyder, será mais rápido que a LaFerrari e a McLaren P1. O detalhe é que o motor da fabricante alemã é o menos potente deles.
Com números de desempenho de pista, o novo 918 promete aposentar a mais moderna das máquinas de Maranello, a LaFerrari
Foto:  Divulgação
Em números, são 887 cv do 918 Spyder contra 916 do P1 e 963 da LaFerrari. Quem fez essa afirmação um tanto provocante foi o responsável de produto da Porsche, James Eastwood, à revista inglesa Car Magazine. A tecnologia híbrida usada no superesportivo alemão é o segredo para o desempenho superior do 918 Spyder. 
Equipado com um motor a gasolina e dois elétricos, um para cada eixo, o 918 Spyder atinge a potência máxima de 887 cv e mais de 81 kgfm de torque, com aumento de 110 cv em relação ao que foi anunciado inicialmente. Desta potência total, 608 cv são do propulsor 4.6 litros V8 aspirado, a gasolina, que permitem chegar até 9150 rpm. Os elétricos entregam juntos 287 cv. Relacionando, são cerca de 133 cv/litro. A transmissão do modelo é automatizada de sete marchas e dupla embreagem.
Os números divulgados pela Porsche para o 918 preocupam os concorrentes. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 2,8 segundos e a velocidade máxima atingida é de 341 km/h. A Ferrari e a McLaren divulgaram acelerações para a LaFerrari e P1 de menos de três segundos, mas sem especificar os tempos com precisão. A velocidade máxima do modelo italiano seria também de 341 km/h, enquanto que o superesportivo da equipe britânica chegaria aos 350 km/h (limitado eletronicamente)
O Porsche 918 Spyder vai oferecer cinco modos de condução: E-Power (que permite percorrer 30 km em modo elétrico), Hybrid (uso dos dois propulsores alternados), Sport Hybrid (motores elétricos e a gasolina combinados para melhor desempenho), e Race Hybrid (potência máxima de todo o conjunto para a melhor performance). O superesportivo ainda tem o trunfo do ‘Hot Lap’, um botão que despeja a energia acumulada nas frenagens para fornecer mais potência.
Apesar do foco no desempenho, um uso moderado do veículo permite atingir um consumo de 30,3 km/l.
A Porsche vai começar a produzir o 918 Spyder em setembro, em edição limitada a 918 unidades. Os preços começam em cerca de 770 mil euros e chegam a 840 mil com o pacote que reduz o peso da máquina de 1.700 kg para cerca de 1.640 kg.

Nenhum comentário: