Estados Unidos -  O presidente dos EUA, Barack Obama, compareceu à Catedral da Santa Cruz nesta quinta-feira para participar de uma missa inter-religiosa em homenagem às vítimas do ataque na Maratona de Boston na segunda-feira. Duas explosões de bombas perto da linha de chegada da corrida deixaram três mortos e quase 180 feridos.
Durante seu discurso, Obama relembrou a frase escrita em um cartaz por Martin Richard, 8 anos, morto no ataque. "Pare de machucar as pessoas. Paz", afirmou, acrescentando que as orações de todos os americanos estão com as famílias de Richard, de Krystle Campbell e de Lingzi Lu , mortos nas explosões.
Presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle, em cerimônia ecumênica em nome das vítimas de atentado em Boston | Foto: EFE
Presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle, em cerimônia ecumênica em nome das vítimas de atentado em Boston | Foto: EFE
"Vocês vão levantar, andar e vão correr de novo. Disso eu não tenho dúvida", afirmou. "Está muito claro agora que escolheram a cidade errada para fazer isso (o ataque). Não aqui em Boston."
Obama também falou de Boston como uma cidade que está sempre de braços abertos para receber pessoas de outras partes dos EUA e do mundo. "Boston é sua cidade natal, mas nós a reivindicamos um pouco também", afirmou. "Vocês deram boas-vindas a mim como um estudante de direito e a Michelle também. Vocês me receberam quando eu era um senador estadual e poucos conseguiam pronunciar meu nome."
Obama afirmou que a cidade se reuniu em uma missa nesta quinta-feira não somente para rezar e lidar com as perdas, mas também para "reafirmar que o espírito dessa cidade é destemido". Ao falar diretamente aos responsáveis pelo ataque, Obama reafirmou que "Sim, vamos encontrá-los e sim, vocês enfrentarão a Justiça."
Além do presidente, participaram da cerimônia a primeira-dama Michelle Obama; o ex-rival do presidente na última eleição, Mitt Romney; o governador de Massachusetts, Deval Patrick; e o prefeito de Boston, Thomas Menino.
O ataque à Maratona de Boston foi o pior em solo americano desde o 11 de Setembro de 2001.
Cartas com substâncias tóxicas
A viagem à cidade tirou o presidente da capital americana, Washington, que ficou agitada na quarta depois que o FBI prendeu um homem no Mississippi por ligação com cartas enviadas a Obama e a um senador aparentemente com ricina, um veneno letal.
O FBI disse não haver nenhuma indicação de conexão entre as cartas com ricina e os ataques a bomba em Boston, mas os incidentes despertaram lembranças dos ataques por correio com anthrax após o 11 de Setembro, há 12 anos.
Investigações em Boston
Centenas de investigadores trabalham 24 horas para identificar dois homens que, segundo uma fonte policial disse à rede de TV CNN, são vistos em imagens capturadas antes da explosão de duas bombas perto da linha de chegada da Maratona de Boston. Um deles segurava uma mochila preta. Na quarta, a informação é de que havia apenas um suspeito .
Segundo a CNN, imagens dos dois homens perto da linha de chegada estão circulando entre as agências de segurança estaduais e federais. As fotografias não foram divulgadas ao público para não prejudicar a investigação, disse a fonte à emissora de TV sob condição de anonimato, descrevendo os homens como "possíveis suspeitos".
Polícia divulga imagens de possíveis culpados por explosões ao final da linha de chegada da Maratona de Boston | Foto: Reprodução Internet
Polícia divulga imagens de possíveis culpados por explosões ao final da linha de chegada da Maratona de Boston | Foto: Reprodução Internet
Mais tarde, a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, afirmou que o FBI quer interrogar dois homens vistos em pelo menos um vídeo da Maratona de Boston. Ela, entretanto, não os caracterizou como suspeitos.
A secretária afirmou que ainda não está claro se o ataque foi realizado por terroristas estrangeiros ou domésticos. Segundo Janet, a investigação continua em ritmo acelerado.
Evidências
Investigadores recolheram milhares de evidências, de fotos tiradas de telefones celulares na hora da explosão a pedaços de estilhaços e esferas de ferro retirados das pernas das vítimas. Dez vítimas tiveram membros amputados.
Com base em fragmentos de metal, tecido, fios e uma bateria recuperados na cena das explosões, o foco voltou-se para quem pode ter feito as bombas dentro de panelas de pressão e as levado em pesadas bolsas de nylon preto para a linha de chegada da corrida, uma das mais famosas do mundo e assistida por milhares de espectadores.
As informações são do IG