Rio -  O gostinho ácido do vinagre nunca mais será o mesmo para quem deseja perder peso. De acordo com um estudo recente, publicado no ‘Journal of Agricultural and Food Chemistry’, dos Estados Unidos, o líquido é um dos principais aliados das dietas de emagrecimento. Nos testes realizados em voluntários, descobriu-se que pessoas que tomavam duas colheres de sopa de vinagre diluído em água antes das principais refeições tinham reduzidos os índices de gordura corporal, os níveis de triglicerídios no sangue e a circunferência abdominal. Famosas como Heidi Klum, Fergie, Cameron Diaz e Cindy Crawford — que sempre fazem questão de exibir a boa forma — já incluíram o ingrediente na dieta.
Cameron Diaz mistura o líquido com água e bebe antes das principais refeições do dia | Foto: Divulgação
Cameron Diaz mistura o líquido com água e bebe antes das principais refeições do dia | Foto: Divulgação
“O vinagre contém muitas vitaminas e sais minerais. Uma de suas funções é a capacidade que ele tem de baixar os índices glicêmicos de alimentos ricos em carboidratos. Como ele retarda a absorção dos carboidratos feita pelo organismo, ajuda a controlar a compulsão. O metabolismo também é beneficiado pelo vinagre, que auxilia no trabalho do fígado, do intestino e na eliminação de gordura”, explica a nutricionista Mariana Fernandes.
Vinagre balsâmico, de maçã, de arroz, de vinho branco e de vinho tinto. São muitos os tipos que podem ser utilizados nas dietas. Segundo especialistas, o ideal é que as pessoas tomem apenas duas colheres de sopa de vinagre por dia e sempre antes das principais refeições. Para quem não se adaptar, vale usar o tempero como molho das saladas ou diluído em um copo de água.
“É inegável seu valor nutricional, levando-se em conta que o mesmo foi utilizado como um dos primeiros remédios da humanidade e até hoje é um coadjuvante no tratamento de diversas doenças como o diabetes, a hipertensão e no combate ao envelhecimento precoce, eliminando os radicais livres provenientes de um regime oxidativo (com muita gordura saturada, excesso de proteína, sódio e aditivos químicos)”, detalha a nutricionista Margareth de Andrade Figueira Lopes.
“Mas não existe um nutriente que vá levar ao emagrecimento sem que a alimentação tenha o equilíbrio necessário que atenda às necessidades individuais e seja associada a atividade física regular. Aí sim, o vinagre poderá ser mais um coadjuvante numa dieta de emagrecimento”, acrescenta.