Venezuela -  O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, disse nesta sexta-feira à Agência Efe que seu país está presente na V Cúpula da Associação de Estados do Caribe (AEC) para reiterar seu compromisso de cooperação com a região. "Não só vamos manter a cooperação, vamos aprofundá-la e expandi-la, e com todo o Caribe, incluindo a América Central", afirmou Jaua.
"Temos a obrigação, como herdeiros de Simón Bolívar, de procurar a união da América Latina e do Caribe e vamos trabalhar por isso todos os dias", acrescentou. Sobre a ausência do presidente Nicolás Maduro, Jaua disse que não pôde viajar à cúpula em Porto Príncipe pois está concentrado na organização de seu governo. "O presidente Maduro lamenta não estar aqui, mas está apenas começando. Está tomando decisões econômicas, sociais, recompondo seu gabinete, e está na rua escutando o povo para começar o processo de retificação e aprofundamento da Revolução Socialista", disse o Chanceler.
Apesar da ausência do líder venezuelano, Jaua reiterou aos membros da AEC que a Venezuela está comprometida com "a luta pela integração latino-americana e caribenha". Participam da Cúpula, além do anfitrião Michel Martelly, o presidente do México, Enrique Peña Nieto; o da Colômbia, Juan Manuel Santos, o da Guatemala, Otto Pérez; o da República Dominicana, Danilo Medina; e o do Chile, Sebastián Piñera.
As informações são da EFE