Rio -  Já viraram tradição no Fashion Rio aquelas figuras que aproveitam o embalo da moda para desfilar os estilos mais excêntricos. E, para manter o nível de criatividade, alguns fashionistas buscaram no guarda-roupa feminino peças-chave para se destacar entre os moderninhos.
Com que roupa eu vou? | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Com que roupa eu vou? | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
No caso do fotógrafo paulista Murilo Yamanaka, 24 anos, ‘ser um homem feminino não fere o meu lado masculino’, como diria Pepeu Gomes. “Muitos homens me ‘xavecam’, mas eu prefiro as mulheres”, deixa claro. Murilo usa saia faz tempo e diz que se sente à vontade assim. “Cai bem em mim e fica confortável”, garante. Mas nem sempre as reações são as melhores. “Tem gente que olha feio. Uma vez, um cara disse: ‘Ainda bem que brasileiro não se contamina com isso’. Me senti desrespeitado, mas, em geral, as pessoas gostam. Também não me preocupo, uso o que me faz bem”, assegura.
Já o empresário francês Benjamin Cano, 34 anos, dono do hotel-butique Casa Mosquito, no morro do Cantagalo, admite que quando pensou no vestido (de Alexandre Herchcovitch) foi para chamar atenção nos corredores da Marina da Gloria. “Estou sempre criando ‘looks’ para ser visto”, assume Benjamin, que lança amanhã em seu hotel, às 14h, a marca de moda praia Casa Mosquito, com boa parte dos modelos da comunidade do Cantagalo. “Quero fazer algo bem carioca, com transparências e muita sensualidade”, diz.
As cores, tema desta temporada, também predominaram nos cabelos. Ariel Rangel, 18 anos, fez sucesso com suas mechas lilás. “O cabelo colorido nunca atrapalhou uma paquera”, diz a estudante.
Já Arielen Lefay, 28 anos, ofuscou de azul-turquesa. “Às vezes, quando uma vovozinha me vê, se benze”, brinca a produtora de moda. Já as trancinhas de Juliana Araújo, 21 anos, lhe renderam status de celebridade por um dia, de tanto que foram fotografadas. “Minha intenção nunca foi chocar. Sou assim mesmo no dia a dia. Já me disseram que eu tenho cabelo de pônei”, diverte-se.
Moda em quadrinho
O segundo dia da 23ª edição do Fashion Rio foi aberto com o desfile da Blue Man, que mostrou no Palácio São Clemente sua coleção de verão, batizada de O Império Tropical do Brasil. O diretor criativo da marca, Thomaz Azulay, criou estampas de azulejos portugueses, de flores e pássaros brasileiros e detalhes barrocos. “Juntei dois universos: o do meu pai, Simão Azulay, que era apaixonado pelo antigo, e o do meu tio, David, que tinha tudo a ver com o tropical”, contou Thomaz.
Na Marina da Glória, a marca Apoena buscou inspiração nos 50 anos da Mônica, do cartunista Maurício de Sousa. Na passarela, os atores Adriana Birolli e Duda Nagle; na primeira fila, Maurício de Sousa e a filha Mônica. “É uma emoção nova que me fez ter uma ideia: criar um personagem estilista para falar sobre moda”, contou Maurício. Desfilaram ainda Maria Filó , Coven, Iódice e Espaço Fashion.