Rio -  O dia 30 de abril marca as comemorações em homenagem ao Dia da Baixada. A data é uma referência à inauguração da primeira estrada de ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá, em Magé, à região de Fragoso, na subida da Serra de Petrópolis.
Foi a partir da estrada de ferro que começou o processo de surgimento de vilas e povoados em torno das estações ferroviárias. Esse foi o pontapé que deu origem às 13 cidades que hoje formam a Baixada Fluminense.
A Guia de Pacobaíba, na Praia de Mauá, em Magé, foi a primeira estação inaugurada na ligação com Fragoso | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia
A Guia de Pacobaíba, na Praia de Mauá, em Magé, foi a primeira estação inaugurada na ligação com Fragoso | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia
A ideia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense, região com cerca de 3,5 milhões de habitantes, foi aprovada no dia 9 de dezembro de 2000. A intenção era celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade. A região vive momento de crescimento econômico, alavancado pela obra do Arco Metropolitano, que deve ter sua primeira fase concluída em dezembro deste ano, e polos comerciais.
A região tem ainda atraído a atenção de grandes empresas do país e do exterior. Duque de Caxias, por exemplo, cidade com 855 mil habitantes, se prepara para receber uma fábrica da Coca-Cola, além dos centros de logística da empresa de cosméticos L’Oréal Paris e da montadora japonesa Nissan.
Queimados, por sua vez, conta com um polo industrial que saltou de sete para 20 empresas nos últimos quatro anos. E a expectativa do governo municipal é que esse número dobre até 2016.
O turismo também está em alta na Baixada. Paracambi, cidade com apenas 47 mil habitantes, passou a integrar o Guia Cultural do Vale do Café, uma edição do Instituto Cultural Cidade Viva, que envolve outros 15 municípios do estado e apresenta as regiões mais atrativas do segmento. Já Guapimirim está entre as 11 cidades do estado que fazem parte da rota turística alternativa na Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.