Coreia do Sul - Os trabalhadores da Coreia do Sul que estão no complexo industrial de Kaesong — situado na Coreia do Norte e bloqueado por Pyongyang no calor da tensão entre ambos os países — iniciaram neste sábado seu retorno para casa após o pedido expresso de Seul.
Segundo informações divulgadas pelo governo sul-coreano, espera-se que 127 trabalhadores, dos 175 que se encontram no complexo industrial, retornem ao Sul pela passagem fronteiriça, e que os demais o façam nos próximos dias.
A saída dos trabalhadores daquele que é o único projeto intercoreano em vigor ocorre depois de Seul ter lhes pedido, na sexta-feira, para deixar as instalações, após a recusa de Pyongyang de iniciar um diálogo. O líder norte-coreano Kim Jong-un bloqueou a entrada e as atividades do complexo industrial, após retirar cerca de 53 mil funcionários no começo de abril, no auge da campanha de ameaças bélicas contra Seul e Washington.
Ontem de manhã, a Coreia do Norte autorizou a saída dos trabalhadores sul-coreanos pela fronteira com o Sul, um dia depois de os dois países terem negociado para garantir a retirada esegurança dos empregados. A decisão de Seul foi criticada pela Associação de empresários sul-coreanos de Kaesong, que devem pedir ao governo uma indenização pelas perdas que a retirada vai lhes causar.
Eles também devem pedir ao governo que continue seus esforços pela retomada do diálogo com o Norte. O complexo industrial de Kaesong conta com 123 empresas sul-coreanas que fabricam produtos aproveitando a barata mão de obra dos operários da Coreia do Norte.