Rio -  Prevista para ser oficialmente divulgada no próximo dia 7, a agenda do Papa Francisco pode surpreender ainda mais aos peregrinos católicos que o aguardam no Rio.
Um encontro do Santo Padre com representantes da sociedade civil está sendo cogitado para acontecer no Theatro Municipal. O modelo do evento seria o mesmo feito para o discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, no local, em 2011.
No Municipal, além de assistir a apresentações de grupos culturais, o Papa falaria no seu discurso sobre temas como aborto e vocação religiosa. Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ocorrer entre os dias 23 e 28 de julho, 15 jovens devem se confessar com o Santo Padre
Papa Francisco deve visitar a Quinta | Foto: EFE
Foto: EFE
O ineditismo do ato, no entanto, coube ao Papa Bento XVI, que, durante a edição do evento, em Madri, na Espanha, em 2011, ouviu voluntários.
A comitiva, que avalia as propostas para a agenda do Papa, participa hoje de reuniões sobre planos de mobilidade, segurança, alimentação e atendimento de saúde para os peregrinos. As visitas, que começaram na terça-feira, terminam nesta sexta-feira
Nesta quinta-feira pela manhã, o grupo — formado pelo responsável pelas viagens do Papa, Alberto Gasbarri, e o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e representantes do governo — conheceu as comunidades da Mangueira, Tuiuti, Jacarezinho, Mandela, Varginha e do Complexo de Manguinhos, na Zona Norte, para decidir qual delas o Santo Padre vai conhecer.
Eles estiveram também na Quinta da Boa Vista, onde vai ocorrer a Feira Vocacional da JMJ. Gasbarri recebeu a planta baixa do local com os pontos estratégicos onde haverá tendas de Adoração ao Santíssimo Sacramento e confessionários. Um heliponto também está sendo estudado para uma possível visita do Santo Padre à Quinta.
À tarde, a comitiva foi a uma reunião no Palácio Guanabara para discutir protocolos sobre a recepção do Papa. Em Copacabana e Guaratiba, foram feitas análises técnicas para o uso dos espaços.
Nesta sexta-feira, a Comissão da Câmara Municipal, criada para acompanhar as ações governamentais na JMJ, vai ao terreno onde será realizada a Vigília, em Guaratiba.
“Queremos saber como o peregrino vai se deslocar e em que situação ele vai encontrar o sistema de transporte e o de saúde no local. Depois, iremos levar propostas para a Prefeitura”, afirmou o vereador Carlos Caiado (DEM).