Rio -  Diversos taxistas estão adotando uma nova tática na cidade para intimidar os demais motoristas e pararem tranquilamente em locais que não são apropriados para o embarque e desembarque de passageiros.

Um adesivo com os dizeres “Táxi: parada repentina. Mantenha distância defensiva para o embarque e desembarque de passageiros” chama atenção principalmente por indicar a sigla da Secretaria Municipal de Transportes para reclamações.

A Secretaria Municipal de Transportes explica que a medida é ilegal e representa risco no trânsito. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, a tática dos taxistas é um caso de polícia.
Adesivos são colados na traseira e nos vidros dos taxistas | Foto: Alessandro Lo-Bianco / Agência O Dia
Adesivos são colados na traseira e nos vidros dos taxistas | Foto: Alessandro Lo-Bianco / Agência O Dia
Não é difícil conseguir o endereço de uma pequena gráfica que confecciona os adesivos. Basta perguntar em oficinas mecânicas, principalmente nos arredores da Praça da Bandeira. O adesivo colocado nas traseiras dos carros é feito na gráfica Ballon-up Comunicação Visual, na Praça da Bandeira.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Por R$ 30 é possível obter dois adesivos, um amarelo e outro branco. Questionado sobre o órgão fiscalizador que iria constar no adesivo para casos de reclamação, o atendente respondeu: “Aqui quem manda é o cliente, o que você quiser a gente coloca”, disse ele, reforçando que o telefone gravado não existe. “Agora vão parar de buzinar quando o senhor parar, ele funciona bem”, tranquilizou o atendente da gráfica.

O estudante de Direito Ignácio Chaves de Moura, de 21 anos, conta que já reclamou com um taxista que usava o adesivo logo após uma parada repentina.
Repórter do DIA compra tranquilamente adevisos falsos na gráfica | Foto: Alessandro Lo-Bianco / Agência O Dia
Repórter do DIA compra tranquilamente adevisos falsos na gráfica | Foto: Alessandro Lo-Bianco / Agência O Dia
Ele ficou surpreso com a resposta: “Reclamei que ele parou sem ligar o alerta, sem dar sinal, e ele respondeu que eu tinha que aprender a ler melhor antes de ficar falando besteira e apontou para o adesivo. Anotei o telefone e disquei o número, mas o telefone não existe. Me senti um verdadeiro idiota”, disse.

Prefeitura condena ação

A Secretaria Municipal de Transportes afirma que o adesivo não é autorizado. Esclarece que é proibida a colocação do nome da secretaria para sugestões e reclamações.
Existe a possibilidade de autorização em propagandas, selos de vistoria e adesivos da cooperativa ao qual o taxista é credenciado.
Quem não cumprir pode ser multado. E quem quiser pode denunciar a irregularidade pela Central 1746. Basta passar a placa do veículo.

Táxi não pode atrapalhar  o trânsito

De acordo com o Detran e o Código de Trânsito Brasileiro, o taxista deve parar para embarque e desembarque de passageiros sempre junto ao meio-fio ou à guia da calçada, de maneira a não prejudicar a livre circulação dos demais veículos, possibilitando assim a fluidez do trânsito.

Além disso, caso seja solicitado pelo passageiro a parada em lugar não permitido, é dever do motorista continuar a viagem até local adequado.