Rio -  Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro prenderam na comunidade, na noite desta segunda-feira, um homem acusado de ser o chefe do tráfico de drogas no Morro do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. Ronaldo dos Santos Vitoriano, o Pit ou Pitbull da Merendiba, de 28 anos, foi encontrado numa viela. Ele tinha mandado de prisão por associação para o tráfico.
Segundo a polícia, Pit é braço direito de Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, de 36 anos, que chefia o tráfico de drogas no Complexo do Alemão. Pitbull estava sendo procurado e o Disque-Denúncia oferecia R$ 1 mil de recompensa por informações que levassem a sua prisão.
Segundo os PMs da UPP da Vila Cruzeiro, a movimentação de Pit já vinha sendo acompanhada. Eles descobriram que o acusado costumava transitar com frequência entre o Morro do Chapadão e a Vila Cruzeiro. Eles também tiveram a informação que o traficante circulava na Vila Cruzeiro na garupa de uma morto branca.
Após receber a informação de que Pit estava na comunidade, os PMs o surpreenderam de moto, na Rua 29, por volta das 19h30. O local é conhecido como Esquina do Pecado, apelido dado da época em que bandidos circulavam armados livremente pela comunidade e funcionava ali uma das mais fortes bocas-de-fumo da Vila Cruzeiro, além de serem promovidos bailes funks.
No momento da prisão Pit estava desarmado e não reagiu. Com ele a PM encontrou um crachá falso da Delta Construtora com foto e o nome completo de Ronaldo. No documento estava registrada a função de auxiliar de serviços gerais. A carteira de identidade dele tinha a mesma foto da que estava disponibilizada no site www.procurados.com.br, mantido pelo Disque-Denúncia. O motociclista que dirigia a moto não era procurado pela polícia. Após prestar depoimento, ele foi liberado.
Pit começou a controlar o tráfico no Morro do Chapadão após a prisão de Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL do Chapadão, e de Luis Fernando Nascimento Ferreira, o Nando Bacalhau, em janeiro de 2012.
Ele foi levado para a 38º DP (Brás de Pina), onde a prisão foi registrada.
Reportagem Diego Valdevino e Marcello Victor