Sul do estado acelera no embalo de R$ 6,1 bilhões
Polo automotivo que vai gerar 5 mil empregos até 2015 será instalado amanhã
POR AURÉLIO GIMENEZ
Foto: Divulgação
Na economia industrial, um cluster se caracteriza pela concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e estarem localizadas na mesma região. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.
Passados 16 anos da primeira fábrica de caminhões inaugurada em Resende, Cezar Vasquez lembra que, agora, o setor está maduro e em condições de criar arranjo produtivo que atende às montadoras, já que o fornecimento de serviço é qualificado e de padrão mundial.
MAIS INVESTIMENTOS
MAIS INVESTIMENTOS
Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno também vibra com os investimentos. “Com a política de incentivos do estado, finalmente o polo automotivo se consolida na região. Os investimentos estão chegando, com a ampliação na produção das plantas existentes e anúncio de novas. Esse movimento atrai uma cadeia de fornecedores”, explica.
Fornecimento de energia em debate
O fornecimento de energia elétrica de boa qualidade, para evitar interrupções das plantas industriais, é uma das principais demandas do setor, alerta o representante da Firjan. O cluster automotivo terá subsede na federação em Volta Redonda.
INVESTIMENTO
NOVA PLANTA FABRIL
Em construção, em Resende, a fábrica da Nissan investiu R$ 2,6 bilhões. O objetivo é produzir 200 mil carros por ano. O empreendimento vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.
FORNECEDORAS
Na esteira da Nissan,chegarão cerca de 30 empresas de autopeças na região. Já anunciaram investimentos na ordem de R$300 milhões: Mitsui Steel (bobinas de aço), Yorozu (suspensão), Tachi-S (bancos), Kinugawa Rubber (tiras de vedação de portas), Calsonickansei (escapamento) e Faurecia (que fabrica parte interna das portas).
AMPLIAÇÃO
Tanto a PSA Peugeot Citroën e MAN Latin America também investem na ampliação de parques de fornecedores.
Em construção, em Resende, a fábrica da Nissan investiu R$ 2,6 bilhões. O objetivo é produzir 200 mil carros por ano. O empreendimento vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.
FORNECEDORAS
Na esteira da Nissan,chegarão cerca de 30 empresas de autopeças na região. Já anunciaram investimentos na ordem de R$300 milhões: Mitsui Steel (bobinas de aço), Yorozu (suspensão), Tachi-S (bancos), Kinugawa Rubber (tiras de vedação de portas), Calsonickansei (escapamento) e Faurecia (que fabrica parte interna das portas).
AMPLIAÇÃO
Tanto a PSA Peugeot Citroën e MAN Latin America também investem na ampliação de parques de fornecedores.
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