Venezuela -  O sucessor de Hugo Chávez será decidido hoje, quando 20 milhões de pessoas vão às urnas na Venezuela para eleger o novo presidente. Na disputa estão o presidente em exercício e candidato governista, Nicolás Maduro, e o governador de Miranda, Henrique Capriles.
A curta campanha eleitoral no país começou, oficialmente, no dia 2 de abril e durou dez dias, mas deixou claras as diferenças entre os dois candidatos.
O socialista Maduro pretende seguir as recomendações e continuar integralmente o projeto iniciado por Hugo Chávez, que ficou 14 anos no poder. Entre as propostas estão a ampliação do poder da Força Nacional e eliminar o relacionamento da Venezuela com países imperialistas.
O oposicionista, por sua vez, promete manter os programas sociais e modernizar o país. Capriles quer melhorar serviços básicos à população, respeitar acordos internacionais assinados pela Venezuela e reduzir o número de mortes violentas.
O candidato chavista lidera as pesquisas de intenção de voto. Segundo o último levantamento do instituto Datanalisis ele tem 44,4% das intenções de voto, contra 37,2% de Capriles. As preferências por Maduro caíram 9,3 pontos percentuais entre 4 e 11 de abril, enquanto Capriles subiu 1,6 ponto.
Em outubro de 2012, Chávez havia sido reeleito, mas novas eleições foram convocadas, após sua morte por câncer, no dia 5 de março. Antes de morrer, ele apontou o então vice-presidente, Nicolás Maduro, como sucessor político.
PERFIL DOS CANDIDATOS
NICOLÁS MADURO
Com 50 anos, Maduro é casado, tem um filho e duas netas. É sindicalista e motorista, e é membro fundador do primeiro partido chavista. Já foi deputado federal, ministro de Relações Exteriores e vice-presidente, em 2012.
HENRIQUE CAPRILES
Atual governador de Miranda, Capriles tem 40 anos, é advogado e solteiro. Em 1998, foi eleito deputado e, em 2000, prefeito de Baruta. Foi duas vezes governador de Miranda e disputou as eleições presidenciais em 2012.