Rio -  O mercado brasileiro está cada dia mais favorável para a abertura de novos negócios. No entanto, é preciso ter em mente que começar um empreendimento sempre envolve riscos, por isso, algumas questões devem ser avaliadas com cuidado pelo futuro empreendedor. Além disso, buscar por capacitação, pesquisar o mercado e montar um plano de negócios ajudam a reduzir os riscos do negócio. Saiba mais abaixo.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Tenho um bom emprego, que me oferece benefícios, além de possibilidade de crescimento. Por outro lado, sempre quis abrir meu próprio negócio e tenho recursos para isso, mas tenho medo de abrir mão da estabilidade. É seguro abrir um negócio hoje no Brasil? O que devo fazer para garantir que dará certo?
Pedro, e-mail
Prezado Pedro, empreender requer dedicação, busca intensa de informações, atenção constante ao mercado e trabalho árduo. Mas quem tem o empreendedorismo na veia diz que o esforço vale muito a pena, pois o retorno, a sensação de ver uma empresa dar certo e gerar empregos, é extremamente gratificante.
O que você deve avaliar é se tem realmente esse espírito empreendedor, que envolve características como autoconfiança, independência, criatividade e capacidade de enfrentar riscos. No site do Sebrae (http://goo.gl/w3iR3), há um teste que pode lhe ajudar.
Você não precisa necessariamente estar à frente da administração da empresa. Pode fazer parte do negócio apenas como sócio-investidor, aportando os recursos. Essa alternativa tem sido muito utilizada por pessoas que querem colher os frutos de um negócio, mas não têm necessariamente perfil ou tempo para estar no dia a dia da empresa.
Em relação à segurança, é importante destacar que a taxa de sobrevivência dos negócios brasileiros vem aumentando. Pesquisa do Sebrae Nacional mostra que a cada 100 empreendimentos criados, 73 sobrevivem aos primeiros dois anos. De qualquer forma, tenha em mente que abrir um negócio sempre envolve riscos. O que deve ser feito é planejar para reduzi-los. Busque capacitação, faça um plano de negócios, pesquise o mercado. No nosso site, há informações que podem lhe ajudar.
Cezar Vasquez é diretor-superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nasCompras.