Rio -  Os concursos públicos são considerados a forma mais democrática de se conseguir um emprego. Independentemente da idade, classe social ou etnia, basta fazer a prova e seraprovado para ocupar o cargo. Ao contrário da iniciativa privada, a idade não é um impedimento na carreira pública. Pelo contrário, pode ser até critério de desempate, a favor das pessoas de mais idade. Saiba mais sobre esse assunto e vá a luta.
Por Claudia Jones
PERGUNTA E RESPOSTA
Gostaria muito de entrar na seara dos concursos públicos, pois acho a área interessante e seria bom voltar a estudar, mas já tenho 56 anos. Posso fazer concursos com essa idade? Vou sofrer discriminação igual a que sofro no mercado de trabalho privado?
>Julia, Ilha do Governador
Julia, os concursos públicos são a forma mais democrática de conseguir um emprego. A discriminação que você pode enfrentar na iniciativa privada por causa da idade não se repete no serviço público. Inclusive, na maioria dos concursos, um dos critérios de desempate é a idade. As pessoas de mais idade têm preferência sobre as mais novas.
Tecnicamente, você só não poderia tomar posse se já tiver atingido os 70 anos, pois com essa idade a aposentadoria é compulsória. Em alguns concursos, é possível que haja restrições quanto à idade, por causa da atividade do cargo, sendo fundamental acompanhar os editais.
Concurso público demanda investimento em tempo de estudo e dedicação. Conheço diversas pessoas na sua faixa etária que estão em plena atividade frequentando aulas, turmas de teoria, exercícios e simulados. Ou seja, entrando na briga para ganhar! E é lindo quando presencio pessoas mais idosas estudando com afinco, tirando dúvidas com os professores e trocando conhecimento com os colegas, sejam da mesma idade ou mais novos.
Mas sabe o que é mais gratificante? É quando essas pessoas chegam até mim e dizem que foram classificadas num concurso. E isso, Julia, pode acontecer com você também, só depende da sua determinação e organização. O quanto é importante para você ter um bom salário e estabilidade? Depois da sua resposta, arregace as mangas e caia nos estudos. Vá em frente e boa sorte!
Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos