Rio -  A educação financeira pessoal ainda está dando os primeiros passos no Brasil. Embora ainda não seja possível observar essa questão ser abordada em escolas e universidades, muito tem sido feito para levar esse conhecimento à população. A maior parte dos cursos e seminários que abordam o tema é paga, o que dificulta o acesso a esse tipo de informação. Conheça, abaixo, iniciativas de educação financeira sem custo.
Por Alexandre Canalini
PERGUNTA E RESPOSTA
Estou tentando melhorar meus conhecimentos sobre planejamento financeiro. Encontro muitos cursos, mas não sei quais são adequados e muitas vezes o preço das aulas não cabe no meu bolso. O que devo fazer para conseguir cursos que não sejam caros e que me ajudem a gerenciar minhas finanças pessoais?
Marco Antônio, Tijuca

A preocupação com as finanças pessoais e a busca por educação financeira tem crescido nos últimos anos. Para não cair nos principais apelos da mídia ou mesmo na oferta de produtos bancários inadequados ao seu objetivo, a melhor forma de combater esses problemas é por meio de uma sólida educação financeira.
Algumas das principais universidades do Rio de Janeiro promovem cursos de curta duração para auxiliar na elaboração de um planejamento financeiro pessoal. Porém, esses cursos costumam ser pagos e o conhecimento fica restrito aos participantes.
Uma iniciativa pioneira em todo o Brasil está sendo realizada no Rio de Janeiro há dois anos. Com o objetivo de promover a educação financeira ao público sem custo aos participantes, a Escola de Educação Financeira da RioPrevidência é um exemplo de iniciativa do governo na área da educação financeira pessoal.
Os cursos, palestras, seminários e aulas podem ser assistidos de forma gratuita pelos interessados. São abordados assuntos como endividamento, educação financeira para jovens, orçamento familiar e investimentos em mercado de capital, entre outros.
Se você mora no Rio de Janeiro, não deixe de aproveitar essa oportunidade de obter novos conhecimentos sobre finanças de forma gratuita. Para mais informações, acesse: www.rioprevidencia.rj.gov.br/eef/index.html.
Alexandre Canalini é professor de Finanças da FGV. Amanhã, Sucesso nos Negócios