Rio -  Se uma pessoa vai mudar de emprego, a situação ideal é aquela na qual ela tem uma relação de confiança e transparência com o chefe e pode informá-lo da intenção de sair para que a empresa tenha tempo hábil para providenciar outra pessoa para substituí-la. Mas essa só será uma boa opção se houver segurança de que não vão ocorrer represálias por parte do atual empregador. Veja como agir nesta situação.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Quero mudar de emprego e estou praticamente aprovada no processo seletivo do qual estou participando, mas não avisei ao meu atual gerente. Tenho medo de represálias e até de ser demitida. É errado eu não avisar à empresa?
>Miriam, Santa Cruz
Olá, Miriam! A opção correta no seu caso seria dizer a verdade, mas você precisa mesmo avaliar se não corre o risco de o seu gerente demiti-la, o que poderia atrapalhar seu plano de carreira. Como nem sempre a relação de confiança e consideração entre o chefe e o funcionário é uma realidade, pode ser preciso adiar a comunicação a ele por algum tempo e, neste caso, será preciso ter habilidade no momento da conversa.
Seu gestor deve ser o primeiro a saber e só depois de contar a ele você pode falar com outras pessoas mais próximas. É importante ter o mesmo discurso para a chefia e para os demais colegas. Isso evitará o “disse me disse” quando você já estiver longe.
Agende uma reunião somente com seu gerente e duante esta oportunidade informe o motivo real da mudança, seja por uma oportunidade profissional ou por razões pessoais, sem entrar em detalhes. Ninguém precisa esmiuçar para a empresa sua vida pessoal ou sua carreira.
Apresente uma lista com todas as suas tarefas finalizadas e pendências, e ofereça para treinar seu substituto, indicado pelo seu chefe, por até uma semana. Para finalizar, agradeça todo o aprendizado e convívio com os colegas e reconheça a contribuição deste período para seu crescimento profissional.
Essa orientação independe da reação do seu gerente ser positiva ou negativa e vale para você e para os leitores que venham a passar por situações semelhantes. Boa sorte e até a próxima semana! 
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ