Sucesso na carreira: Confiança e credibilidade
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
>Dayse, Santíssimo
Fale um pouco sobre você e demonstre interesse verdadeiro pelos colegas: lidamos muito melhor com o que conhecemos. Respeite as opiniões diferentes e procure ouvir e entender o motivo de cada pensamento, mesmo que esse lhe pareça estranho. Ao conhecer pessoas, é importante criar laços de confiança antes de rejeitar suas ideias. E, se for preciso discordar, seja sincera, mas fale com muita gentileza com os colegas.
Cada um de nós tem pontos positivos e negativos. Para evitar ser alvo de fofocas, o mais importante a fazer é não participar delas. Isso também minaria a confiança das pessoas em você. Lembre-se do antigo ditado: “pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas medíocres falam sobre pessoas”.
Por fim, procure ter atitudes positivas e ações responsáveis com os colegas. Coopere com o trabalho deles, cumpra o que prometer e seja transparente com as suas ações — admita e corrija seus erros. Essas pequenas atitudes são muito valorizadas e, por si só, já produzem confiança.
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ
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