Rio -  Pesquisas mostram que, para os funcionários, a característica mais importante em um líder é a credibilidade. E é por meio dela que construímos bons relacionamentos. Mas como inspirar a confiança das pessoas no trabalho? Ela é construída por meio de ações positivas no dia a dia e, principalmente, com o respeito. Veja como criar as condições necessárias para inspirar credibilidade entre os colegas de trabalho.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Estou há um ano nesta empresa e minha relação com os colegas de trabalho é ruim. Além disso, a equipe que lidero também me trata com indiferença. Como posso resolver isso?
>Dayse, Santíssimo
Olá, Dayse! Para ter relacionamentos saudáveis, sugiro experimentar as seguintes dicas. A confiança está no centro do processo da construção das boas relações. Por isso, procure conhecer as pessoas e estabelecer uma relação de respeito para construir confiança.
Fale um pouco sobre você e demonstre interesse verdadeiro pelos colegas: lidamos muito melhor com o que conhecemos. Respeite as opiniões diferentes e procure ouvir e entender o motivo de cada pensamento, mesmo que esse lhe pareça estranho. Ao conhecer pessoas, é importante criar laços de confiança antes de rejeitar suas ideias. E, se for preciso discordar, seja sincera, mas fale com muita gentileza com os colegas.
Cada um de nós tem pontos positivos e negativos. Para evitar ser alvo de fofocas, o mais importante a fazer é não participar delas. Isso também minaria a confiança das pessoas em você. Lembre-se do antigo ditado: “pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas medíocres falam sobre pessoas”.
Por fim, procure ter atitudes positivas e ações responsáveis com os colegas. Coopere com o trabalho deles, cumpra o que prometer e seja transparente com as suas ações — admita e corrija seus erros. Essas pequenas atitudes são muito valorizadas e, por si só, já produzem confiança.
Com esse comportamento, e com o passar do tempo, você vai perceber que as pessoas terão mais respeito e admiração por você. Relacionamento é uma via de mão dupla e se você tiver ações positivas, receberá o mesmo em troca.
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ