Rio -  É muito comum algumas lojas darem desconto para compras feitas à vista e compagamento em dinheiro. Além de beneficiar o cliente, que paga mais barato, essa negociação é vantajosa para o lojista, que tem a garantia do pagamento e recebe o valor na mesma hora. Apesar disso, alguns estabelecimentos ainda oferecem resistência a esse benefício, o que exige do consumidor uma certa habilidade para negociação. Saiba como fazer.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
É bom negócio para um estabelecimento dar desconto para quem compra à vista no dinheiro? Como posso pedir descontos usando esse argumento?
Verônica, Marechal Hermes

Quando se paga à vista, o consumidor, além de não pagar juros, detém o poder de conduzir a negociação. Receber o valor da compra à vista também é vantagem para o vendedor, que recebe o dinheiro na mão e reduz a possibilidade de inadimplência. O desconto varia normalmente de 5% a 10%, mas dependendo da sua argumentação, pode aumentar. Seguem algumas dicas.
Tenha segurança na sua abordagem. Vá direto ao assunto e faça a pergunta de maneira afirmativa: “De quanto é o desconto no pagamento à vista?”. Assim, você já está afirmando que terá diminuição do valor da compra. Seja elegante e educado, mas firme na sua meta. Mantenha o controle da negociação. Pergunte se existem outras opções de pagamento e não sugira preços, para que o vendedor não saiba exatamente o quanto você está disposto a pagar, assim você poderá chegar a preços menores.
Se quiser comprar uma quantidade maior, negocie a unidade primeiro e só depois revele que pretende comprar em maior quantidade. Desta forma, conseguirá um desconto melhor também no volume.
É mais fácil negociar com estabelecimentos pequenos do que com grandes redes. Mas observe que devido ao volume de compra das grandes redes, os preços costumam ser melhores. Compare sempre.
Se puder, diga que irá comprar em outra loja, se não tiver o benefício. Se o vendedor tiver como ceder, ele irá fazê-lo para garantir a venda. Conheça bem o produto e seu preço de mercado, isso facilita seus argumentos de negociação. O vendedor está fazendo o papel de vender e você de comprar por um preço que acha justo.
Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos