Rio -  O soldado do Batalhão de Choque (BPChoque) da PM, Leandro de Lima Nascimento, de 35 anos, foi encontrado morto com um tiro no pescoço, na Avenida Sargento de Milícias, na Pavuna, Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira. Ele foi levado por bandidos após ser rendido de moto no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O veículo usado pelos marginais foi encontrado abandonado e incendiado em Deodoro, na Zona Oeste.
De acordo com informações de parentes, por volta das 22h o soldado tinha saído da faculdade e chegava de moto ao curso onde a namorada estudava, em Nova Iguaçu, município em que ele morava. No local, ele foi rendido por homens em um Vectra. Ele teve a mochila roubada. Os criminosos teriam descoberto a arma e a profissão do PM. Ele foi colocado no carro e levado.
PM do Batalhão de Choque é morto na Pavuna | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
PM do Batalhão de Choque é morto na Pavuna | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Cerca de uma hora depois, o corpo foi encontrado às margens do Rio Pavuna, a cerca de 20 quilômetros de onde foi sequestrado. A região é erma fica próxima a favelas conflituosas da Zona Norte, como os morros do Chapadão, Chaves, Pedreira e Lagartixa.
A polícia acredita que Leandro tenha sido morto dentro do carro e o corpo abandonado. Cápsulas não foram encontradas no local. Uma hora depois, o Vectra placa DTC-3494, usado pelos marginais, foi encontrado incendiado na Estrada do Camboatá, no trecho de Deodoro, há cerca de seis quilômetros de onde o corpo foi achado. A via também é erma e fica na região do quartel de treinamento da Brigada Paraquedista do Exército.
Policiais da Divuisão de Homicídios (DH) periciaram o local e assumiram as investigações. Um policial amigo de Lenadro, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira que estaria em Nova Iguaçu quando ele foi levado pelos bandidos prestou depoimento na DH durante a madrugada. Ele não deu declarações.
Criminosos abandonaram e incendiaram carro | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Criminosos abandonaram e incendiaram carro | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
PM morre em saidinha de banco em São João de Meriti
Na Baixada Fluminense, mais um PM foi morto durante uma ação criminosa na noite de terça-feira. O cabo da Polícia Militar Anderson da Silva e Silva, lotado no 12º BPM (Niterói), trocou tiros com dois bandidos, na Avenida Automóvel Clube, no bairro do Jardim Redentor, em Vilar dos Telles, São João de Meriti.
O policial tinha acabado de fazer um saque em uma agência bancária e se dirigia para o carro onde estavam a mulher e o filho, quando foi abordado. Houve intensa troca de tiro. O PM e um dos suspeitos foram baleados. Levados por bombeiros para o Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti, eles não resistiram.
Um PM de folga que passava pelo local também trocou tiros com os marginais. Ele foi baleado de raspão e está internado no Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, Zona Norte do Rio. O militar não corre risco de morrer. O segundo bandido conseguiu fugir.
O caso está sendo investigado pela 64ª DP (São João de Meriti), onde a ocorrência foi registrada.