Rio -  A sustentabilidade chegou ao universo da música. Na Argentina, dois loucos por rock’n’roll e skate combinaram suas paixões e criaram guitarras fabricadas artesanalmente com shapes de skate usados, que iriam para o lixo. Nos Estados Unidos, um artistaplástico desenvolveu um amplificador para smartphone que utiliza instrumentos antigos, de bronze, e ainda sucatas de aço e lâmpadas.
Para cada guitarra, a dupla de artistas argentinos costumam usar madeiras de dois skates | Foto: Reprodução
Para cada guitarra, a dupla de artistas argentinos costumam usar madeiras de dois skates | Foto: Reprodução
Ezequiel Galasso é luthier em Buenos Aires: fabrica e conserta instrumentos musicais. Gianfranco De Gennaro é guitarrista e skatista. Os dois se tornaram sócios da marca Skate Guitar. Segundo a fanpage de Galasso, os modelos são feitos sob encomenda, e o mais barato custa US$ 1 mil. Para cada guitarra são usados dois skates, um para o corpo e outro para o braço. “Nossos instrumentos são totalmente feitos a mão, um por um”, diz Galasso. O luthier aceita encomendas, que devem ser feitas pelo e-mail: skateguitars@gmail.com.

SEPULTURA E PEARL JAM
Entre os roqueiros que já aderiram às skate guitars de Galasso, está o brasileiro Andreas Kisser, da banda Sepultura, que adquiriu uma. Na apresentação do grupo americano Pearl Jam, dia 3, em Buenos Aires, o guitarrista Mike Mccready tocou ‘I believe in Miracles’, do Ramones, com uma guitarra especial, feita com sete skates.
No estado do Texas (EUA), Christopher Locke reaproveita instrumentos descartados para fazer seus amplificadores ‘vintage’. Outra característica sustentável das peças é que elas não precisam de fontes de energia para funcionar. O som dos iPhones e Ipads é amplificado acusticamente, com eficiência. Os interessados em adquirir uma de suas peças — são todas únicas — ou encomendar uma personalizada precisa entrar em contato com o artista plástico pelo site heartlessmachine.com.