Rio -  Motoristas de ônibus, vans e táxis poderão se capacitar e requalificar gratuitamente. Através de uma parceria com o sistema Sest/Senat, a Secretaria de Trabalho e Renda vai oferecer 1,9 mil vagas em cursos gratuitos para quem já trabalha na área ou quer dar os primeiros passos no mercado.
Serão 200 horas de aulas e as inscrições podem ser feitas na unidade Sest/Senat, em Deodoro | Foto: Divulgação
Serão 200 horas de aulas e as inscrições podem ser feitas na unidade Sest/Senat, em Deodoro | Foto: Divulgação
Além de aulas de direção, mecânica e equipamentos de segurança, a formação vai abordar questões como cidadania, autocontrole e qualidade no atendimento aopassageiro. A secretária de Trabalho e Renda, Claise Maria, disse que a capacitação psicológica terá destaque no curso.
"O curso oferece a oportunidade de aprimorar a relação interpessoal com ospassageiros. A qualificação inclui o equilíbrio emocional dos motoristas, além de orientá-los no respeito aos passageiros e no cumprimento das normas de segurança e das leis de trânsito", disse a secretária.
O programa de requalificação contará com 200 horas de aulas. Inicialmente, serão oferecidas 500 vagas para condutores de coletivos e outras 1,4 mil através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em áreas como motorista de transporte escolar e de transporte de cargas, pintor de automóveis e mecânico de motores.
As inscrições poderão ser feitas na unidade do Sest/Senat, na Estrada do Camboatá 135, em Deodoro. Os interessados devem trazer cópias da carteira de habilitação (categoria D), CPF, carteira de identidade e comprovante de residência.