Rio -  Música para todos. É no maior loteamento da América Latina, o bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo que está localizada uma escola de música que vem inovando no ensino de música. Crianças e adolescentes se misturam no aprendizado de diversos instrumentos musicais, como a flauta, bateria, violino, piano, violão, teclado, saxofone, teoria e percepção musical.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A escola Nova Sinfonia funciona num espaço amplo, uma casa alugada no bairro, e oferece aulas gratuitas para crianças oriundas de escolas públicas da região. De acordo com a musicoterapeuta Analice Nunes, idealizadora do projeto, levar os ensinamentos de música para perto do povo é um sonho.
"Aqui eles se familiarizam com o mundo da música. Passam por toda a escola e além de receberem aula de teoria musical, conhecem os instrumentos diversos. Muitos se encantam pelo violino, pelo piano e se destacam no aprendizado. É a realização de um sonho", disse.
Com um apoio que conseguiu através da Lei Ruanet, é possível pagar os professores e parte da infraestrutura necessária para os ensinamentos de música, principalmente os instrumentos, que nem sempre são baratos.
"Os recursos são suficientes para atender um determinado número de alunos, mas temos uma procura muito grande. O ideal seria recebermos mais apoiadores, assim poderíamos atender a toda demanda".
A escola Nova Sinfonia, funciona na rua Júlio Lopes, 363, Jardim Catarina, São Gonçalo. Telefones para contato: 21-3606-0024 ou 3245-9342.