Redes sociais são cada vez mais usadas para vender produtos e serviços
POR HELIO ALMEIDA
Completo: Facebook é o mais usado pelas empresas pelo número de funções | Foto: Divulgação
O levantamento traçou quais redes têm sido utilizadas para as vendas, e mostrou que a porcentagem de empresas que atribuíram ações nas redes sociais às áreas específicas aumentou 12% em 2012 em comparação a 2011.
A pesquisa foi aplicada a mais de 200 profissionais da área nos dois anos consecutivos. A maior parte das empresas ouvidas faz parte do segmento de
varejo, bens de consumo e transporte. Sendo que em 2012 o número de empresas do ramo de serviços aumentou em 8%. Varejo, bens de consumo
e transporte caiu 6%.
varejo, bens de consumo e transporte. Sendo que em 2012 o número de empresas do ramo de serviços aumentou em 8%. Varejo, bens de consumo
e transporte caiu 6%.
Além do diálogo
De um ano para o outro esta utilização aumentou em 6%. Além disso, a utilização do Youtube também registrou aumento de 4%. Dentre os motivos que impulsionam o uso das mídias sociais nas empresas estão estreitar laços com o cliente, prover conteúdo e informação, entender as necessidades do mercado, o monitoramento da marca entre outros.
Empresas de varejo, bens de consumo e transporte são mais presentes (45%) | Foto: Divulgação
Entretanto, nos dois anos seguidos, a opção referente às ações de marketing/divulgação de produtos e serviços foi líder nas escolhas com 76% em 2011 e 51% em 2012. A utilização destas mídias aumentou e a expectativa é de que continue a evoluir nos próximos anos.
Estratégia de vendas
“O gerenciamento do marketing com relação às redes sociais apresenta maior efetividade nos resultados, quando usam a estratégia de vendas na comunicação“.
Nos dois anos o Ibramerc apresentou o propósito de dimensionar o uso das mídias sociais nos planos estratégicos das empresas. Sendo assim traçou um panorama do peso que os profissionais atribuem à ferramenta para este tipo de ação.
Apesar de que o processo de valorização das atividades nestas redes acontecer de forma lenta, o número de profissionais que atribuíram pesos entre 6 e 8 aumentou 6% de uma ano para o outro e diminuiu em 7% os líderes que atribuíram peso entre 1 e 5.
Reclamações preocupam
A periodicidade na atualização destas mídias é considerado um fator importante, já que nos dois anos avaliados quase metade dos líderes da área afirmou que possue um cronograma definido para o inputs de informações (49%). Além disso, o conhecimento fica mais evidente justamente pelo fato de que caiu em 10% o número de profissionais que não seguem um cronograma.
A dificuldade em mensurar e monitorar os resultados na utilização das mídias sociais como apoio aos negócios é um dos obstáculos enfrentados pelas companhias. Entretanto o fato dos clientes terem a possibilidade de realizar reclamações públicas é o que mais preocupa as companhias. Em 2011 havia a preocupação, mas em 2012 este número aumentou em 7%, passando a ser a principal questão no momento.
planos de investimentos, em 2012 este número caiu 7%. Os gastos anuais com as ferramentas de redes continuam baixos até 50.000 anuais.
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