Rio -  As mídias sociais estão cada vez mais sendo utilizadas para gerar negócios para as empresas que vendem diretamente para o consumidor. Um estudo do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) mostra que o Facebook é disparado a ferramenta mais utilizada para fazer negócios.
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Completo: Facebook é o mais usado pelas empresas pelo número de funções | Foto: Divulgação
De acordo com o documento, o Facebook é o mais o "queridinho" das copmpanhias por possuir o maior número de funcionalidades como mensagens, publicações, comentários, músicas, vídeos, calendário de eventos, comunidades, além da facilidade no manuseio.
O levantamento traçou quais redes têm sido utilizadas para as vendas, e mostrou que a porcentagem de empresas que atribuíram ações nas redes sociais às áreas específicas aumentou 12% em 2012 em comparação a 2011.
A pesquisa foi aplicada a mais de 200 profissionais da área nos dois anos consecutivos. A maior parte das empresas ouvidas faz parte do segmento de
varejo, bens de consumo e transporte. Sendo que em 2012 o número de empresas do ramo de serviços aumentou em 8%. Varejo, bens de consumo
e transporte caiu 6%.
Além do diálogo
De um ano para o outro esta utilização aumentou em 6%. Além disso, a utilização do Youtube também registrou aumento de 4%. Dentre os motivos que impulsionam o uso das mídias sociais nas empresas estão estreitar laços com o cliente, prover conteúdo e informação, entender as necessidades do mercado, o monitoramento da marca entre outros.
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Empresas de varejo, bens de consumo e transporte são mais presentes (45%) | Foto: Divulgação
Entretanto, nos dois anos seguidos, a opção referente às ações de marketing/divulgação de produtos e serviços foi líder nas escolhas com 76% em 2011 e 51% em 2012. A utilização destas mídias aumentou e a expectativa é de que continue a evoluir nos próximos anos.
Estratégia de vendas
Atualmente 78% dos profissionais do mercado afirmaram deixar as atividades na responsabilidade da área de Marketing. De acordo com Henrique Gasperoni, diretor de Marketing do Ibramerc, essas ações se tornam mais frequentes, pois estes profissionais costumam apresentar maior domínio sobre as ferramentas.
“O gerenciamento do marketing com relação às redes sociais apresenta maior efetividade nos resultados, quando usam a estratégia de vendas na comunicação“.
Nos dois anos o Ibramerc apresentou o propósito de dimensionar o uso das mídias sociais nos planos estratégicos das empresas. Sendo assim traçou um panorama do peso que os profissionais atribuem à ferramenta para este tipo de ação.
Apesar de que o processo de valorização das atividades nestas redes acontecer de forma lenta, o número de profissionais que atribuíram pesos entre 6 e 8 aumentou 6% de uma ano para o outro e diminuiu em 7% os líderes que atribuíram peso entre 1 e 5.
Reclamações preocupam
A periodicidade na atualização destas mídias é considerado um fator importante, já que nos dois anos avaliados quase metade dos líderes da área afirmou que possue um cronograma definido para o inputs de informações (49%). Além disso, o conhecimento fica mais evidente justamente pelo fato de que caiu em 10% o número de profissionais que não seguem um cronograma.
A dificuldade em mensurar e monitorar os resultados na utilização das mídias sociais como apoio aos negócios é um dos obstáculos enfrentados pelas companhias. Entretanto o fato dos clientes terem a possibilidade de realizar reclamações públicas é o que mais preocupa as companhias. Em 2011 havia a preocupação, mas em 2012 este número aumentou em 7%, passando a ser a principal questão no momento.
De modo geral, os investimentos das empresas nas mídias sociais aumentou de um ano para o outro. Em 2011, 37% das companhias não possuíam
planos de investimentos, em 2012 este número caiu 7%. Os gastos anuais com as ferramentas de redes continuam baixos até 50.000 anuais.