segunda-feira, 15 de abril de 2013

Receita de xinxim de galinha Xinxim de galinha: aprenda a fazer essa saborosa receita baiana


receita de xinxim de galinha é típica da Bahia, preparado com ingredientes tradicionais na culinária desse estado como azeite de dendê e leite de coco. Pode-se colocar camarão para aprimorar o sabor, também. O prato leva ainda castanha de caju e amendoim, além de pimenta e outros condimentos.
608242 Receita de xinxim de galinha 4 Receita de xinxim de galinhaA carne é cozida com o azeite de dendê e os condimentos (Foto: divulgação)

Receita de xinxim

Ingredientes
2 kg de frango cortado em pedaços pelas juntas
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de pimenta do reino
  
4 dentes de alho amassados
Sal a gosto
2 cebolas grandes picadas
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1/2 xícara (chá) de castanha de caju moída
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
250 gramas de camarão seco, descascado e moído – se desejar
1/2 maço de coentro picado
1 xícara (chá) de leite de coco
608242 Receita de xinxin de galinha 2 Receita de xinxim de galinhaO prato pode ser consumido com arroz branco (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Saiba como preparar receita de xinxim de galinha: em uma vasilha, tempere os pedaços de frango com o suco de limão, a pimenta-do-reino, o alho amassado e o sal e aguarde meia hora para que o frango possa descansar. Esquente o azeite de dendê em uma panela de tamanho grande e coloque os pedaços de frango temperados. Refogue por aproximadamente 25 minutos, mas mexa algumas vezes durante esse tempo.
608242 Receita de xinxin de galinha Receita de xinxim de galinhaXinxim de galinha (Foto: divulgação)
Enquanto isso, coloque a cebola, o gengibre, a castanha de caju, o amendoim e o coentro no liquidificador e bata. Junte ao frango na panela, e o camarão (opcional). Deixe cozer no fogo médio até que os pedaços de frango fiquem macios. Adicione o leite de coco e aguarde cozer por mais algum tempo. Quando o caldo começar a evaporar, ponha mais uma pequena quantidade de água. Depois de pronto, sirva o xinxim de galinha acompanhado de arroz branco.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: